O ABUSO SEXUAL INFANTIL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID 19 NO BRASIL (PSICOLOGIA)

Macielma Pereira, Sandra Saraiva, Ramon Silva

Resumo


O abuso sexual infantil é um problema de saúde pública no Brasil, e na pandemia da Covid-19 esse problema se potencializou devido ao isolamento social. Com o fechamento das escolas, as crianças tiveram que passar mais tempo dentro de casa, ficando vulneráveis à violência sexual. O presente artigo tem como questão norteadora: de que forma a pandemia impactou nos casos de abuso sexual infantil? Objetivo: Analisar o abuso sexual infantil durante o período da pandemia, apresentando, também, alguns fatores que contribuíram para esta prática. Além de ressaltar a importância do acompanhamento psicológico neste contexto. A metodologia utilizada neste estudo foi à pesquisa exploratória, cujo foco é reunir e relacionar materiais de diferentes fontes. Resultados: os resultados evidenciaram o aumento da
incidência deste tipo de abuso durante a pandemia, ressalta as formas para enfrentar o abuso sexual infantil, assim como para as obrigações do governo em subsidiar o acolhimento, quando for prudente. Os estudos apontam ainda para a importância do papel do psicólogo na proteção das vítimas e de seus familiares é crucial, promover ambientes seguros e acolhedor. Conclusão: Em casos de revelação do abuso, é importante que a vítima


Texto completo:

PDF

Referências


MOREIRA R. Magalhães. Os impactos da pandemia de COVID-19 no enfretamento da violência sexual, intrafamiliar contra criança e adolescentes, Revista da Jornada de Pós Graduação e Pesquisa, 2020. ISSN-2526-4397.

MINAYO, (1994). A violência social sob a perspectiva da saúde pública. Cadernos deSaúde Pública, Acesso em: 01 jun. 2023.

MORALES, & Schramm, F. R. (2002). A moralidade do abuso sexual intrafamiliar em menores. Ciência & Saúde coletiva, Acesso em: 01 jun. 2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.