ADOLESCÊNCIA E DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: OUTRAS FORMAS DE EXCLUSÃO NA RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA?

Clinaura Maria de Lima

Resumo


Este trabalho objetiva relatar uma experiência clínica, no contexto psicopedagógico, por meio de narrativas de um adolescente de 15 anos, com dificuldades de aprendizagem, além de discutir e refletir a prática de comportamentos e atitudes de exclusão instigados pela escola e pela família. O relato de experiência ilustra as falas e os sentimentos, profundamente vivenciados por este adolescente. Traça uma articulação do referencial da teoria familiar sistêmica com a abordagem de psicoterapia dinâmica breve, os saberes do processo de inclusão social e escolar, com finalidade de esclarecer, refletir e indagar a ocorrência de práticas de exclusão, em contexto escolar e familiar. A pesquisa, de caráter qualitativo, torna a técnica de narrativas uma inspiração fenomenológica e existencial. Aponta como resultado um quadro de baixo rendimento escolar, com características de dificuldades de aprendizagem e esfacelamento dos vínculos familiares.

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