EDUCAÇÃO INFANTIL, INCLUSÃO E AS PRODUÇÕES ACADÊMICAS

Janaina Karla Pereira da Silva Rodrigues Firmino, Altina Abadia da Silva

Resumo


O presente artigo tem como objetivo descrever de forma breve o caminho processual da Educação Infantil brasileira na perspectiva da inclusão educacional. Para que tal intento se concretize, o trabalho se pauta nas seguintes visões: das leis brasileiras que regulamentam esta temática, do que pesquisadores da área afirmam e de estudos das produções acadêmicas. A escolha metodológica para atendimento ao objetivo proposto foi a revisão da literatura de pesquisadores da Educação Infantil e educação inclusiva, bem como, das leis que permeiam esse campo e um levantamento bibliográfico das teses e dissertações publicadas entre os anos de 2004 a 2015 no Banco de Teses e Dissertações da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, LUME – Repositório digital da produção acadêmica da UFRGS. Para a seleção das teses e dissertações dentro do recorte temporal citado, utilizou-se as palavras-chave Inclusão e Educação Infantil, concomitantemente. Algumas das considerações que tal estudo permite chegar são: a necessidade de mais pesquisas que contenham em suas discussões a inclusão na Educação Infantil, afinal esta é a primeira etapa que compõem a educação básica do sistema educacional brasileiro; a necessidade de repensar a formação dos profissionais que atuam nesse contexto, bem como dos espaços utilizados e do serviço que é prestado. A mudança não é estrutural, mas sim de paradigma, mudança esta que visa a todos os educadores, ao olharem seus alunos público alvo da educação inclusiva ou não, os enxerguem como indivíduos capazes de aprender; e que possuam o direito a um atendimento que se paute pelo respeito, igualdade, zelo e atenção.


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