EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ENFERMAGEM: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS FRENTE AO PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Victor Gomes de Paula, Priscila da Conceição Quaresma, Vanessa Paiva Sales, Erica Pereira da Sousa

Resumo


A educação inclusiva propõe o acolhimento de estudantes de quaisquer níveis de escolaridade, independente de suas necessidades, deficiências ou incapacidades. Dentre as deficiências e necessidades especiais encontradas na educação superior privada, especialmente na área da enfermagem, a deficiência auditiva vem ganhando visibilidade. Este trabalho é um estudo de caso de uma aluna diagnosticada com perda auditiva neurossensorial no ouvido esquerdo, aos 3 anos de idade, graduanda do curso de enfermagem em uma IES privada no estado de Goiás. O objetivo foi relatar e discutir as principais dificuldades encontradas pela acadêmica durante o processo avaliativo de ensino aprendizagem em uma determinada disciplina. A aluna apresentou, ao longo do processo, dificuldades de assimilar o que lia; de interpretação do enunciado das questões; de formular e sustentar respostas; de compreensão das explicações dos monitores durante as provas e de concentração. Foi possível identificar que, para além de intervenções pontuais durante a atividade de avaliação, a aluna necessita ser alvo de intervenção inclusiva, ao longo de sua permanência na IES, de modo a favorecer o processo de ensino-aprendizagem.

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