A concepção de gestores, professores e alunos da educação básica acerca do conceito de cidadania

Rogério dos Santos Silva, Dra. Divaneide Lira Lima Paixão, Dra. Ranilce Guimaraes Iosif

Resumo


O objetivo deste trabalho foi analisar a concepção de gestores, professores e alunos da educação básica acerca do conceito de cidadania e os desafios de se educar para cidadania e descrever as atividades pedagógicas presentes nas escolas investigadas. Pesquisa de cunho qualitativo, cuja coleta de dados se deu por meio da aplicação de questionários em duas escolas públicas, uma situada no Distrito Federal e outra localizada na cidade do Entorno do DF. A análise dos dados dos alunos se deu com ajuda do software Alceste. Os dados foram interpretados a partir de uma aproximação aos postulados de Bardin, acerca da clássica técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontam que os participantes têm uma visão limitada da cidadania, entendendo-a basicamente como direitos e deveres. Também fica claro que gestores, professores e alunos apontam a melhoria das escolas e da qualidade da educação.

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