CONTRIBUIÇÕES DA TRANSDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DA LEITURA: UM CONVITE À FORMAÇÃO LEITORA COMO PRÁTICA DE INCLUSÃO SOCIAL

Edney Gomes Raminho

Resumo


Os indicadores de aprendizado da leitura no Brasil têm apresentado dados alarmantes conforme os resultados do Programme for InternationalStudentAssessment (PISA) – Programa Internacional de Avaliação de Estudantes - PISA 2015. Em virtude disso, entende-se a urgência de uma abordagem de ensino de leitura instrumentalizada pela complexidade dos saberes envolvidos em sua aprendizagem como prática de inclusão social. Destarte, aponta-se um aporte na teoria da transdisciplinaridade (NICOLESCU, 1999) visando aberturas de percursos para desdobramentos da questão pontuada pelos resultados do PISA no tangente aos indicadores da leitura no Brasil. Faz-se uma breve revisão de literatura de cunho exploratório descritiva. Pelo tecido dela culminante, oferecem-se reflexões para se pensar um ensino da leitura alimentado pela compreensão dos gêneros literários e da esfera pessoal, extrapolando-se os limites da arte e dos gêneros da vida pessoal para os gêneros textuais da vida funcional, portanto, como prática de inclusão social.

Palavras-chave: Leitura; Inclusão social; Transdisciplinaridade.


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