O USO DE JOGOS NO PROCESSO DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Haydee Cristina Neves Vieira

Resumo


Ler e escrever são processos aprendidos que não resultam necessariamente na internalização da prática da leitura, da escrita e da competência para utilizá-las como ferramentas de leitura de mundo e transformação social.  Um jovem, cursando o ensino superior, não raro apresenta uma série de dificuldades para ler livros, jornais, revistas. Assim, acaba sendo um desafio redigir um ofício, um requerimento, uma declaração bem como encontrar e interpretar informações.

 A alfabetização, enquanto processo de aquisição da leitura e da escrita, resulta, pois insuficiente para inserir tal estudante no contexto social de maneira transformadora.           O letramento, em oposição à alfabetização que designa práticas de leitura e escrita, focaliza os aspectos histórico-culturais da aquisição da escrita e pretende estudar e descrever o que ocorre nas sociedades quando adotam um sistema de escrita de maneira restrita ou generalizada, com a finalidade de conhecer as práticas psicossociais. Ocupa-se de quem é alfabetizado, mas também de quem não é, desligando-se do individual e centralizando-se no social (TFOUNI, 1995).


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