FATORES PSICOEMOCIONAIS E COGNITIVOS DE ADOLESCENTES BRASILEIROS DE BOM RENDIMENTO DE SETORES VULNERÁVEIS

Érika Goulart Araújo

Resumo


O presente artigo apresenta os resultados de um estudo realizado com 903 estudantes brasileiros, do último ano do ensino médio provenientes de escolas com alto índice de vulnerabilidade, nas várias regiões administrativas localizadas em Brasília- DF. O conceito de vulnerabilidade aplica-se a aqueles setores ou grupos que, por sua condição de idade, sexo, estado civil, origem étnica e situação socioeconómica, se encontram em condição de risco, de modo a impedir a inclusão no desenvolvimento do país e a ascender a melhores condições de bem estar. O estudo analisou fatores que pudessem incidir no alto rendimento escolar de estudantes, tais como características cognitivas, afetivas e emocionais, focalizando a capacidade intelectual, de resiliência, a motivação, o bem estar psicológico e a autoestima. Os resultados mostraram correlação positiva pouco significativa entre o bem estar psicológico e a resiliência; a autoestima e a resiliência; o bem estar psicológico e autoestima. Estas mesmas variáveis correlacionadas com o rendimento escolar não foram significativas estatisticamente, contrariando a literatura na área. Foram evidenciadas diferenças em alguns subfatores das escalas administradas.

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