DESAFIOS DOS ESTUDOS “ESTADO DA ARTE”: ESTRATÉGIAS DE PESQUISA NA PÓS-GRADUAÇÃO

Gislaine A. R. da Silva Rossetto, Adriana Claudia Martins Claudia Martins Fighera, Eliane Galvão dos Santos, Ana Carla Hollweg Powaczuk, Doris Pires Vargas Bolzan

Resumo


Os estudos do estado da arte permitem sistematizar um determinado campo do conhecimento,
mapear e reconhecer as produções, identificando temáticas e abordagens dominantes e
emergentes, bem como lacunas e campos inexplorados abertos à pesquisa, num recorte temporal
definido. Este artigo apresenta caminhos percorridos por acadêmicas de doutorado do Programa
de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS) na
produção do estado da arte de cada uma das temáticas a serem desenvolvidas em suas teses. Nos
resultados, discutimos diferentes estratégias adotadas, possibilidades e desafios deste tipo de
estudo, destacando aspectos como: a delimitação do olhar face ao grande número de trabalhos
realizados e publicados, o estabelecimento de metas e categorias de análise, a relatividade e a
incompletude inerente às pesquisas desse cunho.

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