A VISÃO DOS PROFESSORES SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA1

Viviane Preichardt Duek

Resumo


O presente texto aborda a visão de um grupo de professoras do Ensino Fundamental de
uma escola da rede pública de Santa Maria/RS, sobre a inclusão de alunos com
deficiência no ensino regular. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, cujas
informações foram coletadas por meio de entrevistas semi-estruturadas. Os dados
apontam que a inclusão de alunos com deficiência na escola regular constitui-se um
desafio por fatores tais como: insuficiência na formação inicial e continuada de
professores, carência de recursos humanos e materiais, turmas numerosas, além de
estrutura física inadequada. Conclui-se, assim, que a efetivação da proposta inclusiva
nas escolas demanda, dentre outros aspectos, a edificação de estratégias formativas que
favoreçam a troca de experiência entre os pares, compartilhando e construindo novos
saberes que conduzam a mudanças em suas práticas.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Copyright © 2014-2015 | ICESP Promove