BRINCANDO TAMBEM SE APRENDE A MATEMÁTICA

Liliane Cardoso de Moura, Maria Auxiliadora Antunes dos Santos

Resumo


Esta pesquisa faz parte de uma das ações do Núcleo de Extensão e tem como objetivo utilizar a Educação Matemática, no processo de aquisição de conceitos matemáticos, em crianças de 9 a 10 anos que frequentam o Ensino Fundamental de uma escola pública e verificar a maneira como essas crianças resolvem nos seus cotidianos problemas matemáticos e auxiliá-las na sistematização dos seus conceitos matemáticos. Este tipo de pesquisa pode apontar direções e possíveis encaminhamentos para o aprofundamento do estudo sobre o tema proposto. Por meio de jogos e brincadeiras podemos tocar o outro, lidar com frustrações, olhar nos olhos dos nossos amigos, aprender com o outro, desenvolver a linguagem oral e os conceitos lógicos matemáticos, resultando numa aprendizagem significativa e prazerosa dessas áreas. Ao brincar a criança e o adolescente também estabelecem regras. A intenção é que o lúdico desenvolvido nesse projeto possa Desenvolver a linguagem oral e os conceitos lógicos matemáticos por meio de jogos e brincadeiras. Possibilitar às crianças a importância da Matemática em situações da vida cotidiana e o seu valor social. Inspirar a confecção de jogos com sucatas visando à consciência ambiental. Melhorar, a socialização, a autoestima, a autonomia e o rendimento escolar das crianças que integram o projeto. Colaborar com a formação do futuro profissional, estudante do curso de Direito do ICESP ao atuar na comunidade do Areal fazendo da mesma um espaço de aprendizagens e de extensão universitária. Agindo sobre os objetos, as crianças, desde pequenas, estruturam seu espaço e o seu tempo, desenvolvem a noção de causalidade, chegando à representação e, finalmente, à lógica. O jogo, compreendido sob a ótica do brinquedo e da criatividade, deverá encontrar maior espaço para ser entendido como educação, na medida em que os professores compreendem melhor toda sua capacidade potencial de contribuir para o desenvolvimento da criança.


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