MATEMÁTICA E O LÚDICO NA VIDA REAL

Rafael Moreira de Souza, Maria Auxiliadora Antunes dos Santos

Resumo


Este estudo visa utilizar Jogos e brincadeiras, no processo de aquisição de conceitos lógicos matemáticos, em crianças e adolescentes de 12 a 14 anos da comunidade Vila Areal que frequentam o Ensino Fundamental de uma escola pública do Distrito Federal, promover a integração dessas crianças, adolescentes e a comunidade, estimular a construção da identidade dos participantes, desenvolver a linguagem oral e os conceitos lógicos matemáticos, reconhecer a importância da Matemática em situações da vida cotidiana e o valor social delas, na comunidade do Areal. Uma das estratégias importantes para a obtenção dos resultados esperados é a realização de um trabalho integrado entre a comunidade, o curso de Engenharia Civil e a Extensão. Colaborando para a indissociabilidade (Ensino, Pesquisa e Extensão), com a participação de um professor e um estudante de graduação que atuam com jogos na comunidade do Areal fazendo da mesma um espaço de aprendizagens e pesquisas e descobrimento de novas amizades. Com isso as crianças e adolescentes vão ter a capacidade de aprender brincando e ensinaras pessoas da comunidade as maneiras de usar o raciocínio logico e matemático a partir de atividades lúdicas como jogos de Xadrez, Dama, Mancala, resta um, Quebra cabeça e outros. Os jogos serão feitos de peças recicláveis para que os adolescentes e as crianças tenham consciência da importância da sustentabilidade nos dias de hoje. O projeto está sendo desenvolvido aos sábados na Escola Classe Vila Areal e tem como parceria Escola de Samba Lordes do Areal e Águas Claras.


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