ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA UFRN – PONTOS E CONTRAPONTOS

Luzia Guacira Santos Silva, Eliza Dias Cândido

Resumo


Esse artigo tem o objetivo de apresentar um recorte da pesquisa em andamento: Inclusão escolar
de estudantes cegos em escolas e IES das redes pública e privada de ensino, em Natal/RN:
Pontos e Contrapontos, de abordagem qualitativa, configurando-se como um Estudo de Caso.
Para a aquisição dos dados tem-se aplicado com professores e estudantes a entrevista semiestruturada.
Os resultados parciais aqui apresentados foram obtidos na UFRN e apontam, por
parte dos alunos com deficiência visual: o reconhecimento das ações dessa instituição de ensino
em prol dos estudantes com deficiência; a necessidade de os professores se inteirarem a respeito
de como alunos cegos e com baixa visão aprendem e sobre o uso de recursos facilitadores dessa
aprendizagem. Já os professores, se dizem favoráveis a matricula de alunos com deficiência
visual na UFRN e apontam como necessidades de formação aspectos concernentes a
metodologias de sala de aula.

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