A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO COMO FATOR ESSENCIAL PARA A MOTIVAÇÃO DO TRABALHADOR E AUMENTO DA PRODUTIVIDADE.

Vitor Barbosa Merola, Dalila Maria de Meirelles Barbosa

Resumo


Este estudo mostra que desde 1950, a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) vem sendo estudada. No Brasil, somente em 1990 a QVT teve seu reconhecimento, assim, se aproximando das empresas internacionais. Esse estudo descreve, também, que a Qualidade de Vida no Trabalho está relacionada ao bem-estar e à saúde dos trabalhadores na execução de suas tarefas, a partir da análise ergonômica, permitindo a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. O objetivo desse estudo foi dissertar sobre a origem da QVT bem como os seus benefícios, quando aplicado um programa em uma organização, e mostrar que a QVT está diretamente ligada a motivação e a produtividade. A metodologia utilizada foi uma pesquisa aplicada, qualitativa, descritiva e bibliográfica. Os artigos utilizados foram provenientes das bases de dados do Google Acadêmico e Scopus. A pesquisa aduz que a QVT e a motivação são os pilares do planejamento de uma organização, e sua relação com a produtividade foi explicitada através desse estudo.


Texto completo:

PDF

Referências


ABRANTES, José – Programa 8S: da alta administração à linha de produção: o que fazer para aumentar o lucro? O combate aos desperdícios nas empresas, protegendo o meio ambiente e facilitando o desenvolvimento sustentável , 2 ed. ver. e amplicada. – Rio de Janeiro: Interciência, 2007.

ABREU V. A Importância da Q.V.T para uma maior Satisfação e Produtividade – (2008) - Disponível em http://www.administradores.com.br Acesso em 21 agosto 2019.

ANDRADE, R.M. Qualidade de vida no trabalho dos colaboradores da empresa Farben S/A indústria química. Monografia, 52 f (Pós-graduação em gestão empresarial) Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, 2012.

APPELBAUM, S. H; KAMAL, R. An analysis of the utilization and effectiveness of nonfinancial incentives in small business. Journal of Management Development, v.19, n.9, p. 733-763, 2000.

BOM SUCESSO, Edina - Auto-Estima & Felicidade . Rio de Janeiro: Qualitymark / Dunya, 2003.

CHIAVENATO, Idalberto - Planejamento, recrutamento e seleção de pessoal. Como agregar talentos à Empresa. São Paulo: Atlas, p. 392, 1999.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. 2. ed. Totalmente revista e atualizada. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

CORRÊA, Henrique L. Administração de produção e de operações: manufatura e serviços: uma abordagem estratégica / Henrique L. Corrêa. – 1.ed. – 2. reimpr. – São Paulo: Atlas, 2008.

DAVIS, K.; NEWSTRON, J. W.; Comportamento Humano no Trabalho: uma abordagem organizacional. São Paulo: Pioneira, 1989.

DUBOIS, M; PETIT, F. Introdução à Psicossociologia das organizações. Lisboa: Instituto Piaget, 2000

ETZIONI, A Análise Comparativa de Organizações Complexas. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1974.

FERNANDES, E. C. Qualidade de Vida no Trabalho: Como medir para melhorar. 2a. ed. Bahia: Casa da Qualidade, 1996.

FIGUEIRA JUNIOR, A. J.. Atividade física na empresa: perspectivas na implantação de programas de atividade física e qualidade de vida. Revista Brasileira de Ciências da Saúde (IMES), v. 4, p. 54-58, 1998

GRAÇA, L. Novas formas de organização do trabalho. Lisboa: Instituto de Estudos para o Desenvolvimento, 2000

HERSEY, P.; BLANCHARD, K. H. Psicologia para administradores: a teoria e as técnicas da liderança situacional. Trad. Edwino A. Royer. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1986

HUCZYNSKY, A. A. Management Gurus. What makes them and how to become one. London: Routledge, 1993.

KLEIN, LL, PEREIRA, BAD, LEMOS, RB. Qualidade de vida no trabalho: parâmetros e avaliação no serviço público. São Paulo. Rev. Adm. Mackenzie vol.20 no.3, 2019.

LACAZ, F.A. C. Qualidade de Vida no Trabalho e Saúde/Doença. Ciência & Saúde Coletiva, 5(1), 151-16), 2000.

MARTINS, P. G., LAUGENI, F. P. Administração da Produção. São Paulo: Saraiva, 2015.

MORETTI S. - Qualidade de Vida no Trabalho X Auto-Realização Humana. Instituto Catarinense de Pós-Graduação. Revista da ICPG, dezembro 2003.

NASCIMENTO, M.S.S; ANDRADE, E.F.P; Qualidade de vida no trabalho e motivação organizacional, Iturama – MG, Org. Soc. V5, n.4,p.38-51, jul/dez.2016.

NASCIMENTO, N M; MORAES, R A S. Fisioterapia nas Empresas: Saúde x Trabalho. 2. ed. Rio de Janeiro: Taba Cultural, 2000.

RODRIGUES, M. V. C. Qualidade de vida no trabalho – Evolução e Análise no Nível Gerencial. Rio de Janeiro: Vozes, p. 93,1999.

SILVA, FD, SILVA, ER, BERGAMINI, GB. O clima organizacional como fator para o desempenho profissional. Ariquemes – RO. Rev Cient Fac Educ e Meio Ambiente, 2018.

TOLFO, S. R., PICCININI, V. C. - As Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil e a Qualidade de Vida no Trabalho: Disjunções entre a Teoria e a Prática. RAC - Revista de Administração Contemporânea - v. 5, n. 1, Jan./Abr. 2001:

VASCONCELOS A. F. Qualidade de Vida no Trabalho: Origem, Evolução e Perspectiva – Caderno de Pesquisa em Administração – São Paulo, V.8 nr. 1, jan/março/2001.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

ISSN: 2596-1284


      

 Classificação de Periódicos Quadrieno 2017-2020: B4