O USO DA PROTOTIPAGEM POR IMPRESSÃO 3D E SEUS BENEFÍCIOS NA ENGENHARIA MECÂNICA PARA INDÚSTRIA OU GRADUAÇÃO

Tiago de Aguiar SOUZA, Jonatas Motta QUIRINO

Resumo


A prototipagem vem sendo cada vez mais aplicado dentro da Engenharia, seja ela no ensino da graduação ou na indústria. Muitas universidades e empresas têm buscado investir em conceitos FabLabs (laboratórios abertos a criação de novos produtos), onde um produto ou projeto é prototipado desde sua concepção, para quando chegar a fase de produto este esteja bem próximo do Zero Defeito, evitando assim os gastos com retrabalho. Nas universidades essa ferramenta é usada para trazer os graduados mais próximo do mercado de trabalho, podendo estes entender e conviver com ferramentas que fazem pensar em novas formas de projetar, novos métodos de criação e validação de um determinado projeto. A prototipagem por impressão 3D é um destes recursos atuais. Neste trabalho é apresentado uma proposta junto a um estudo de caso para o uso da prototipagem por impressão 3D dentro das disciplinas de engenharia, neste artigo o estudo de caso fora aplicado na disciplina de Motores de Combustão Interna e aqui apresentados resultados satisfatórios para o uso da tecnologia dentro da graduação de engenharia.

Texto completo:

PDF

Referências


CELANI, Maria Gabriela Caffarena; PUPO, Regiane Trevisan. Prototipagem rápida e fabricação digital para arquitetura e construção: definições e estado da arte no Brasil. Cadernos de pós-graduação em arquitetura e urbanismo, v. 8, n. 1, 2008.

FRANCO, Camila. Setor automotivo é o que mais investe em prototipagem rápida. Disponível em: Acesso em 10 nov. 2019.

HULL, Charles W. The birth of 3D printing. Research-Technology Management, v. 58, n. 6, p. 25-30, 2015.

DSYSTEMS, https://br.3dsystems.com/our-story , 2020.

THEGUARDIAN, https://www.theguardian.com/business/2014/jun/22/chuck-hull-father-3d-printing-shaped-technology,2014.

VOLPATO, Neri. Prototipagem rápida: tecnologias e aplicações. Editora Blucher, 2007.

LEONEL, R. A impressão 3D na indústria e engenharia:Nova forma de produzir protótipos reduz tempo e custo de manufatura. CIMM. 2011. LIMA, C. B. Engenharia Reversa e Prototipagem Rápida: Estudo de Casos. Dissertação (Mestrado). Campinas: Faculdade de Engenharia Mecânica, Universidade Estadual de Campinas, 2003.

LINO, F. Jorge; NETO, Rui J. A prototipagem rápida na indústria nacional. 2º Encontro Nacional do Colégio de Engenharia Mecânica da Ordem dos Engenheiros, Coimbra, p. 4.15-4.22, 2000.

RAULINO, B. R. Manufatura Aditiva: Desenvolvimento de uma máquina de prototipagem rápida baseada na tecnologia FDM (modelagem por fusão e deposição). Trabalho de Graduação em Engenharia de Controle e Automação, Publicação FT.TG-nº, Faculdade de Tecnologia, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 105p. 2011

SANDVIK Coromant. Torneamento geral. Disponível em: . Acesso em 08 jun. 2020


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

ISSN: 2596-1284


      

 Classificação de Periódicos Quadrieno 2017-2020: B4