ANÁLISE ERGONÔMICA EM UM SETOR DE CALL CENTER DE UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Anna Beatriz Garcia EGIDIO, Isabelle Cristina Santos SEIXAS, Leandro Amaral Bitencourt REIS, Jose Roberto Moreira Ribeiro GONÇALVES, Fabiano Battemarco da Silva MARTINS

Resumo


O presente artigo teve como principal objetivo investigar a relação dos funcionários de call center e seus riscos à saúde associados, tendo como aparato as referências bibliográficas e as normas referentes a ergonomia do trabalho para este setor. Durante este levantamento, pode-se observar que os problemas de saúde mais pertinentes a essa função são distúrbios vocais e auditivos, desordem comportamental devido o estresse causado pela cobrança excessiva por produtividade, além de Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), desta forma, o estudo se torna relevante para o entendimento da importância da implementação da ergonomia e da adaptação das empresas a seus colaboradores, de tal maneira que seja preservado a integridade física e psíquica do profissional.

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