AVALIAÇÃO DAS MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO DE UMA EDIFICAÇÃO

Diego Meireles LOPES, Marcelo de Jesus Rodrigues da NÓBREGA

Resumo


Resumo: O presente artigo apresenta um estudo teórico-experimental de engenharia civil na área de avaliação das manifestações patológicas em estruturas de concreto armado diretamente expostas ao grau de agressividade do meio ambiente e as etapas da recuperação estrutural de pilares de concreto armado de uma edificação residencial localizada em região litorânea no município do Rio de Janeiro. O principal objetivo foi avaliar a manifestação patológica que ocorreu no pilar de canto afetado e apresentar as etapas de recuperação desse pilar que mais sofreu ao longo do tempo. A metodologia utilizada foi a realização de inspeção, diagnóstico e tratamento. O diagnóstico realizado apontou que as principais manifestações patológicas identificadas foram fissuras verticais, desplacamento do concreto e corrosão da armadura principal, possivelmente provenientes de falhas no processo construtivo e principalmente devido ao ataque de agentes externos, além disso, por falta da realização de manutenção preventiva. O resultado do trabalho foi o tratamento das armaduras corroídas e a recomposição dos pilares com graute e acabamento de argamassa estrutural, com base nas boas práticas de engenharia, em atendimento as normas técnicas pertinentes e legislação vigente.

 


Texto completo:

PDF

Referências


REFERÊNCIAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT. NB-01: 1978 - Projeto e execução de obras de concreto armado. Rio de Janeiro 1978.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT. NBR 6181: 1978 - Projeto de estruturas de concreto — Procedimento. Rio de Janeiro 1978.

AMARAL, M. de Lima. Dimensões mínimas de pilares para edificações de pequeno porte. Dissertação de Mestrado – Universidade Federal de Pernambuco, CAA, Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental, 2019.

CAMPANTE, E. F; SABATINI, F.E; Metodologia para Diagnóstico, Prevenção e Recuperação de Manifestações Patológicas em Revestimento Cerâmico de fachadas. São Paulo, 2001. Tese de Doutorado - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - EPUSP, 2001. Disponível em: < https://bdpi.usp.br/item/001252637 >. Acesso em: 10 outubro 2020.

FIORITI, C. Fabiano.; O Caso das Manifestações Patológicas em Pilares de uma Edificação Pública - Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada (2017) Vol.2 No.3 – São Paulo – SP.

GONÇALVES, Eduardo Albuquerque Buys.; Estudo das patologias e suas causas nas estruturas de concreto armado de obras de edificações – Rio de Janeiro: UFRJ/ ESCOLA POLITÉCNICA, 2015.

MAGALHÃES, E. F. Fissuras em Alvenarias: Configurações Típicas e Levantamento de Incidência no Estado do Rio Grande do Sul - RS. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRS; Porto Alegre, 2004.

OLIVEIRA, A. M. de.; Fissuras, Trincas e Rachaduras Causadas por Recalque Diferencial de Fundações. 2012. Trabalho de final de curso de especialização (Monografia) - Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Minas Gerais, 2012. Disponível em: < http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/BUOS-9A3GCW/mono grafia_esp_2012_1_th.pdf?sequence=1>; Acesso em: 15 de outubro de 2020.

PARISI JONOV, Cristiane Machado; NASCIMENTO, Nilo de Oliveira; PAULO E SILVA, Adriano de. Avaliação de danos às edificações causados por inundações e obtenção dos custos de recuperação. Ambiente construído, Porto Alegre, RS,BRASIL,v.13,n.1,p.75-94, janeiro a março de 2013.

SOUZA, V. C. M. de; RIPPER, T.; Patologia, Recuperação e Reforço de Estruturas de Concreto. São Paulo – SP : Editora Pini Ltda., 1998.

TAVARES A, A.; COSTA, A., VARUM, H. Manual de Reabilitação e Manutenção de Edifícios – Guia de Intervenção. Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro. Inovadomus. Junho, 2011

TUTIKIAN, B.; PACHECO, M. Inspeção, Diagnóstico e Prognóstico na Construção Civil. Alconpat Internacional. Boletim Técnico nº 01. Março de 2013. Unisinos, Brasil – BR; 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

ISSN: 2596-1284


      

 Classificação de Periódicos Quadrieno 2017-2020: B4