GERENCIAMENTO DE PROJETOS: Aplicação do Planejamento de uma Obra no Setor de Manutenção Automotiva

Diego Amaral, Mateus Andrade

Resumo


Esse trabalho tem como objetivo principal apresentar de forma sucinta, objetiva e clara como o gerenciamento de projeto, quando aplicado de forma correta, traz resultados relevantes para a inicialização e conclusão de um projeto. Serão abordadas as diversas fases do projeto, desde a definição de escopo, elaboração de cronograma até a obra entregue ao cliente. É percebido que no cotidiano se vê em construções que tendem a atrasar, bem como obras orçadas inicialmente em um determinado valor que, com a evolução das tarefas, o valor inicial já não atende mais às necessidades de recursos financeiros para a conclusão do mesmo, tendo então que ser criados termos de aditivos. Aplicou-se o conhecimento adquirido com o gerenciamento de projetos em um empreendimento na cidade de Vazante, no qual foram acompanhadas todas as fases do mesmo, sempre prezando pela qualidade, prazo de entrega, valor aprovado e segurança dos colaboradores envolvidos na atividade.


Texto completo:

PDF

Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR-5462: Confiabilidade e Mantenabilidade. Rio de Janeiro: ABNT, 2004.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 1006: Gestão da qualidade – Diretrizes para a qualidade no gerenciamento de Projetos. Rio de Janeiro: ABNT, 2000.

HELDMAN, K., Gerência de projetos: guia para o exame oficial do PMI. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

KARDEC, A.; NASCIF J. Manutenção: função estratégica. 3. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark: Petrobrás, 2009. 384 p.

MARTINS, C.; FERREIRA, L.; Conhecimento e aplicação do gerenciamento de riscos na indústria de construção e montagem do Estado do Rio de Janeiro. Niterói, 2014. Congresso Nacional de Excelência em Gestão. Universidade Federal Fluminense, UFF.

MARTINS, C., Aplicação das Técnicas de Identificação de Risco em Projetos de E & P. 2006, 93f. Monografia (Pós-Graduação - MBA em Engenharia Econômica e Financeira) - Universidade Federal Fluminense – UFF, Niterói, 2006.

MICROSOFT. MSProject. Disponível em: . Acesso em: Acesso em 20/05/2020.

PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Practice Standard for Earned Value Management. 2. ed. Newtown Square: Project Management Institute, Inc., 2011, 118 PMI.

PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK Guide). Pennsylvania: PMI, 2008.

PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Um Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®). Terceira edição Newton Square, PA. 2004.

SOTILLE, M.; MENEZES, L.; XAVIER, L.; PEREIRA, M. Gerenciamento de escopo em projetos. 3. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2014.

VARGAS, Ricardo. Gerenciamento de Projetos: Estabelecendo diferenciais competitivos. 7. ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2009. 236 p.

VARGAS, Ricardo. Manual prático do plano de projeto: Utilizando o Pmbok Guide. 6. ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2018. 259 p.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

ISSN: 2596-1284


      

 Classificação de Periódicos Quadrieno 2017-2020: B4