ANÁLISE DAS FISSURAS EM PAREDES DE CONCRETO ARMADO MOLDADO IN LOCO PARA USO RESIDENCIAL

Diego Amaral, Erasto Santos

Resumo


Neste trabalho foi estudado o comportamento típico de fissuras de concreto armado. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar a ocorrência da reação patológica e sua classificação, propor soluções viáveis para reduzí-las e corrigí-las juntamente com medidas específicas para prevenir a recorrência e obter custos de manutenção satisfatórios. O estudo se caracteriza como exploratório e descritivo,  utilizando as ferramentas do Google Forms. Foram entrevistadas 119 pessoas que nos forneceram dados quantitativos e qualitativos sobre a incidência dessa patologia em suas casas, as consequências e os efeitos da ruptura estrutural. Estes dados estão relacionados com durabilidade, deformabilidade, estética e perda de estanqueidade. Por fim, são propostas medidas de prevenção e de correção adequadas para cada situação discutida, de forma que se possa compreender que a manutenção e a prevenção são os métodos mais eficientes e econômicos para o desempenho das fissuras.


Texto completo:

PDF

Referências


ABNT, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6118: Projeto de estruturas de concreto: Procedimentos. Rio de Janeiro, 2014.

ALMEIDA, José Fernão Miranda de. Estruturas de edifícios em concreto armado submetidas a ações de construção (PDF). Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo. 1999. Disponível em: http://web.set.eesc.usp.br/static/data/producao/1999DO_JoseFernaoMirandadeAlmeidaPrado.pdf. Acesso em: 10/06/2020.

FIGUEIREDO, Enio José Pazini. Terapia das construções de concreto: metodologia de avaliação de sistemas epóxi destinados à injeção de fissuras passivas das estruturas de concreto. Dissertação (Pós-graduação em Engenharia Civil) – Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1989.

HELENE, Paulo R.L. Manual prático para reparo e reforço de estruturas de concreto. São Paulo: Pini, 1998

LAPA, José Silva. Patologia, recuperação e reparo das estruturas de concreto. Monografia (Especialização em Construção Civil) – Universidade Federal de Minas Gerais: Belo Horizonte, 2008.

METHA, P. Kumar; MONTEIRO, Paulo J. M. Concreto: Microestrutura, Propriedades e Materiais. 3. ed. São Paulo, IBRACON, 2008. 660p.

MIOTTO, Daniela. Estudo de caso de patologias observadas em edificação escolar estadual no município de Pato Branco-PR. 2010. Monografia (Bacharelado em Especialização em Construção de Obras Públicas) - Universidade Federal do Paraná, Paraná, 2010.

THOMAZ, E. Trincas em edifícios: causas, prevenção e recuperação. São Paulo: Pini, 1989.

VALLE, Juliana B. de Senna. Patologia das alvenarias. Monografia (Especialização em Tecnologia da Construção Civil) – Universidade Federal de Minas Gerais: Belo Horizonte, 2008.

ZANZARINI, José Carlos. Análise das causas e recuperação de fissuras em edificações residencial em alvenaria estrutural – Estudo de Caso. Trabalho de conclusão de curso: Campo Mourão, 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

ISSN: 2596-1284


      

 Classificação de Periódicos Quadrieno 2017-2020: B4