COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS DE SISTEMAS SUBTERRÂNEOS DE SANEAMENTO BÁSICO: Avaliação do Loteamento Morada da Serra em Patos de Minas – MG

Diego Amaral, Fernando Braga

Resumo


A compatibilização de projetos consiste em um sistema de avaliação relacional entre projetos diferentes cuja implantação prevista é adjacente. Usualmente empregado na construção civil para fins de otimização projetual de sistemas estruturais, hidrossanitários, elétricos e arquitetônicos de edificações (prédios, casas, comércios, dentre outras tipologias), os estudos sobre a utilização do processo de compatibilização na escala urbana se mostram escassos, o que dá margem à questionamentos relativos ao modo como as infraestruturas básicas das áreas de ocupação e consolidação humana são projetadas - dentro de um planejamento urbano que busca o desenvolvimento das cidades para a melhoria da qualidade de vida da população, bem como para um ambiente sustentável. Dessa maneira, este é um trabalho teórico - prático que se propõe a aplicar o processo de compatibilização de projetos aos sistemas subterrâneos de saneamento básico (abastecimento de água, esgotamento sanitário e de drenagem urbana) no loteamento Morada da Serra, localizado em uma área de expansão urbana da cidade de Patos de Minas (MG). Para tanto, este trabalho toma como fundamento tanto levantamentos históricos mundiais e nacionais acerca do desenvolvimento do saneamento, como discussões ambientais a esse tema relacionadas, no sentido de justificar a importância da preocupação com a otimização projetual e executiva de infraestruturas como forma de gestão e gerenciamento da ação humana sobre o meio ambiente no processo de apropriação de áreas antes naturais. A compatibilização de projetos aqui proposta se utiliza dos softwares AutoCAD 2D e Revit Architecture como ferramentas de auxílio à análise. Os resultados deste estudo compreendem a avaliação da eficiência dos auxílios computacionais à compatibilização de projetos em escala urbana (para sistemas subterrâneos de saneamento básico), e a discussão acerca do modo de produção da cidade e de sua relação com o meio ambiente dentro do contexto de surgimento de novas tecnologias de auxílio ao planejamento e avaliação projetual.


Texto completo:

PDF

Referências


- ARAÚJO, Vivian Martins. Compatibilização de Projetos de Edificação. 2015. 37 f. Monografia (Especialização em Construção Civil) - Escola de Engenharia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. 2015.

- BENEVOLO, Leonardo. História da Cidade. 3ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2003.

- BRAGA, B. D. F. Gerenciamento urbano integrado em ambiente tropical. In: Seminário de hidráulica computacional aplicada a problemas de drenagem urbana. São Paulo, ABRH, 1994.

- BRASIL. Lei nº 11.445, de 5 de janeiro de 2007. Estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico. Brasília, 2007.

- BRASIL. Ministério da Saúde. Fundação Nacional de Saúde. Termo de Referência para Elaboração de Planos Municipais de Saneamento Básico. Brasília: Funasa, 2012.

- BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Agenda 21 Global. Rio de Janeiro: Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, 1992. Disponível em: < http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/agenda-21/agenda-21-global>. Acesso em 20 de maio de 2017.

- CALDEIRA, Júnia Marques. A praça brasileira: trajetória de um espaço urbano - origem e modernidade. 2007. Tese (Doutorado em História) - Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.

- CALLEGARI, Simara. Análise da compatibilização de projetos em três edifícios residenciais multifamiliares. 2007. 160 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2007.

- CANHOLI, Aluísio P. Drenagem urbana e controle de enchentes. 2ª ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2005. 384p.

- CASTELLS, Manuel. A Questão Urbana. Tradução de Arlene Caetano. 6ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

- COMISSÃO MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO. Nosso futuro comum. 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1991.

- CRESPO, Cláudia Campos; RUSCHEL, Regina Coeli. Ferramentas BIM: um desafio para melhoria no ciclo de vida do projeto. In: III Encontro de Tecnologia de Informação e Comunicação na Construção Civil - Integração de Sistemas em Arquitetura, Engenharia e Construção, TIC, 2007.

- CRUZ, Gabriela Pontes Silva. Coordenação e Compatibilização de Projetos para construção de edifícios: estudos de casos em instituições públicas e privadas. 2011. 106 f. Dissertação (Magister Scientiae) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2011.

- DULLEY, Richard Domingues. Noção de natureza, ambiente, meio ambiente, recursos ambientais e recursos naturais. Revista de Economia Agrícola, São Paulo, v. 51, n. 2, p. 15 - 26, jul./dez. 2004.

- FRANCO, Maria de Assunção Ribeiro. Planejamento Ambiental para a cidade sustentável. 2ª ed. São Paulo: Annablume: FAPESP, 2001. 296p.

- GRAZIANO, F. P. Compatibilização de Projetos. 2003. Dissertação (Mestrado Profissionalizante), Instituto de Pesquisa Tecnológica – IPT, São Paulo. 2003.

- GRIBBIN, John E. Introdução a Hidráulica, Hidrologia e Gestão de Águas Pluviais. São Paulo: Cengage Learning, 2014.

- HELLER, Léo; PÁDUA, Valter Lúcio de. Abastecimento de água para consumo humano. 2ª ed. Volume 1. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010a.

- ______. Abastecimento de água para consumo humano. 2ª ed. Volume 2. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010b.

- IBGE 2016. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades: Patos de Minas. 2016. Disponível em: < http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?codmun=314800> Acesso em 31 de março de 2017.

- INSTITUTO TRATA BRASIL. Manual do Saneamento Básico: entendendo o saneamento básico ambiental no Brasil e sua importância socioeconômica. 2012. Disponível em: . Acesso em 22 de maio de 2017.

- ______. Situação Saneamento no Brasil. 2015. Disponível em: . Acesso em 22 de maio de 2017.

- PHILIPPI JUNIOR, Arlindo; GALVÃO JUNIOR, Alceu de Castro. Gestão do Saneamento Básico: abastecimento de água e esgotamento sanitário. Barueri: Manole, 2012.

- MARTINS, J. R. S. Gestão da Drenagem Urbana: só tecnologia será suficiente? Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

- MASCARÓ, Juan L. Loteamentos Urbanos. Porto Alegre: L, Mascaró, 2003.

- MASCARÓ, Juan L.; YOSHINAGA, Mário. Infra-estrutura urbana. Porto Alegre: Masquatro Editora, 2005.

- PINTO, Luiza Helena; PINHEIRO, Sérgio Avelino. Orientações básicas para a drenagem urbana. Fundação Estadual do Meio Ambiente. Belo Horizonte: FEAM, 2006.

- SOBRINHO, Pedro Alem; TSUTIYA, Milton Tomoyuki. Coleta e transporte de esgoto sanitário. São Paulo: Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, 2000.

- TORRES, Haroldo; COSTA, Heloisa. População e Meio Ambiente: debates e desafios. 2ª ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2006.

- VARGAS, Luís Francisco da Silva. Saneamento e urbanização no Rio Grande do Sul durante os anos de 1916 a 1931: o papel da SOP - Secretaria de Obras Públicas. A cidade de Iraí como referência. 2011. 466 p. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Programa de Pós Graduação em Planejamento Urbano e Regional, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

ISSN: 2596-1284


      

 Classificação de Periódicos Quadrieno 2017-2020: B4