ESTUDO SOBRE A VIABILIDADE DA ALTERAÇÃO DOS PADRÕES CONSTRUTIVOS DOS ELETRODOS DE ATERRAMENTO VISANDO A UTILIZAÇÃO E FISCALIZAÇÃO EM PROJETOS

Leonardo França Camara REIS, Antônio José Dias da SILVA, Geraldo Motta AZEVEDO JR., André Luis da Silva PINHEIRO

Resumo


O presente artigo aborda um estudo sobre a viabilidade da alteração dos padrões construtivos dos eletrodos de aterramento visando sua utilização e fiscalização em projetos e principalmente no auxílio da fiscalização das montagens de padrões de entrada de energia elétrica. O estudo se iniciou devido a impossibilidade da fiscalização de hastes de aterramento instaladas em padrões de entrada por parte dos profissionais que fiscalizam e aprovam as montagens dos padrões de ligação solicitados pelos clientes. Infelizmente a montagem desses padrões nem sempre são realizadas por profissionais da área e por este motivo em alguns casos, a haste de aterramento é seccionada com o objetivo de facilitar a sua aplicação no solo, essa ação pode prejudicar de forma significativa o aterramento da instalação em questão, pois em casos que a resistência de aterramento fica menor nas camadas mais profundas do solo, o comprimento da haste exerce influência significativa nos valores de resistência de aterramento e seu comprimento inferior ao recomendado pode não oferecer uma resistência operativa satisfatória e segura a instalação elétrica a ser atendida. Outro fato relevante é o descumprimento das regulamentações para ligação de padrões de entrada definido pelas concessionárias de energia elétrica do país.

Texto completo:

PDF

Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13571/96: Haste de Aterramento Aço-Cobreada e Acessórios. Rio de Janeiro,1996.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15751/2009: Sistemas de Aterramento de Subestações - Requisitos. Rio de Janeiro,2009.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5410/97: Instalações Elétricas de Baixa Tensão. Rio de Janeiro,1997.

COELHO, Nuno Filipe B. “Eléctrodos de Terra”, Dissertação realizada no âmbito do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores Major Energia, FEUP, Porto, 2011.

KINDERMANN, Geraldo; CAMPAGNOLO, Jorge Mário. Aterramento Elétrico. 3. ed. Porto Alegre: SAGRA-DC LUZZATTO, 1995.

LIGHT, 2016. Regulamentação para fornecimento de energia elétrica a consumidores em baixa tensão RECON BT. Disponível em:

http://www.light.com.br/Repositorio/Recon/RECON_BT_NOVEMBRO_2016-vigente.pdf Acesso em: 22 de Nov. 2017.

VISACRO FILHO, Silvério. Aterramento Elétrico. 1. ed. Belo Horizonte: Editora Art Liber, 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

ISSN: 2596-1284


      

 Classificação de Periódicos Quadrieno 2017-2020: B4