SAÚDE MENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: CONCEPÇÃO DE PROFESSORES

Roberta Luísa Barbosa LEAL, Luiz Affonso de PAULA JUNIOR

Resumo


O ano letivo de 2020 foi desafiador para as escolas no Brasil devido à pandemia da COVID-19. Como os planejamentos de aula foram elaborados para instrução presencial, os docentes precisavam adequá-los para as atividades online. Muitas questões logísticas e também um grande impacto na saúde mental do professor emergiram neste período. Diante desse cenário de grande demanda psicológica, torna-se importante entender a percepção dos professores acerca dos impactos gerados na saúde durante o período emergencial. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar os fatores que interferem no bem-estar profissional docente em tempos de pandemia. O presente estudo foi realizado com professores brasileiros no mês de junho de 2021. Foram realizadas entrevistas analisando o perfil do professor, e suas condições na pandemia. Sintomas como ansiedade, exaustão, irritabilidade e tristeza foram mencionados por quase todos os entrevistados. A literatura vem apontando que distúrbios da relação do sujeito com o seu ambiente de trabalho podem gerar emoções desprazerosas e desencadear diversas reações, inclusive doenças. Ansiedade em excesso pode ser paralisante e até mesmo limitante, assim como a tristeza debilitante e por períodos prolongados pode implicar no que conhecemos por depressão. O distanciamento social ocasionado pela pandemia, acarretou em novas demandas para interação entre professores e alunos. Isso refletiu em demandas como a necessidade de disponibilizar um grande volume de materiais aos estudantes, se tornar extremamente acessível aos alunos, manter relações acadêmicas fora do ambiente escolar, e a compra de novos equipamentos digitais. Os resultados encontrados são indicativos de prejuízos relevantes à saúde dos professores, motivos estes relacionados ao número de atividades laborais sem o perfeito equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Portanto, se faz necessária a preocupação com a saúde docente, com o objetivo de proteger e zelar pela integridade do profissional responsável pela transformação da sociedade.

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ISSN: 2596-1284


      

 Classificação de Periódicos Quadrieno 2017-2020: B4


 

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