PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DO CRONOGRAMA FÍSICO–FINACEIRO NA CONSTRUÇÃO CIVIL DE ALTO PADRÃO

Yris Martins da Silveira, José Luiz Fernandes, Eduardo Linhares Qualharini, Andréa Sousa da Cunha Fernandes

Resumo


O planejamento de uma obra é um dos principais aspectos do gerenciamento, que envolve também orçamento, compras, gestão de pessoas, comunicações, entre outros. É uma ferramenta importante para priorizar as ações, acompanhar o andamento dos serviços, comparar o estágio da obra com a referência traçada e tomar providências em tempo hábil quando algum desvio é detectado. O planejamento deve ser avaliado em relação ao custo-benefício, assim como o custo-tempo e o custo-desgaste, visando sempre uma melhoria. Este trabalho apresenta uma proposta de implementação do cronograma físico-finaceiro em uma obra residencial de alto padrão e suas contribuições para o bom andamento e desempenho da obra, além de apresentar os diversos problemas decorrentes da deficiência do planejamento do cronograma fisico-finaceiro na construção civil de alto padrão.


Texto completo:

PDF

Referências


ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 12721. Avaliação de custos unitários de construção para incorporação imobiliária e outras disposições para condomínios edilícios, procedimento. Rio de Janeiro, 2006.

CIMINO, J.R. Planejamento e execução de obra. 1ª ed. São Paulo: Ed. Pini Ltda, 1987. 165p.

DIAS, Paulo. Engenharia de custos: Metodologia de orçamentação para obras civis. 9° ed. Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: http://paulorobertovileladias.com.br/wp/collection.html. Acesso em: 08 de novembro de 2015.

EQUIPE DE OBRA. Cronograma físico-financeiro - Planilha mostra evolução da obra e o quanto será gasto ao longo do tempo. Edição 35 - Maio/2011. Disponível em: http://equipedeobra.pini.com.br/construcao-reforma/35/cronograma-fisico-financeiro-213994-1.aspx. Acesso em: 16 de Maio de 2016.

FILKER, José. Manual de avaliações e perícias em imóveis urbanos. 3º ed. São Paulo: Ed Pini Ltda, 2008.

FOLGIARINI, Jonair. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso Graduação em Engenharia Civil do Departamento de Tecnologia – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Planejamento e controle de obras: implementação nas obras de ampliação e reforma do hospital de caridade de Ijuí. Rio Grande do Sul, 2003. Disponível em: http://www.engwhere.com.br/empreiteiros/tccjoanirfolgiarini. pdf. Acesso em: 14 de Julho de 2015.

MATTOS, Aldo. Como preparar orçamentos de obra: dicas para orçamentistas, estudos de caso, exemplos. São Paulo: Ed Pini Ltda., 1965.

______. Planejamento e controle de obras. São Paulo: Ed Pini Ltda., 2010.

RICARDINO, Roberto. Dissertação apresentada à escola politécnica da Universidade de São Paulo para obtenção do título de mestre em Engenharia. Administração de contrato em projetos de construção pesada no Brasil: Um estudo da interface com o processo da análise de risco. São Paulo, 2007. Disponível em: https://www.google.com.br/#q=falta+de+adm+contratual+na+constru%C3%A7%C3%A3o+civil. Acesso em: 16 de Outubro de 2015.

SAURIN, Tarcísio; FORMOSO, Carlos. Planejamento de canteiros de obra e gestão de processos. Porto Alegre, 2006.

SIDUSCON, SINDICATO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO ESTADO DE MINAS GERAIS. Custo Unitário Básico (CUB/m²): principais aspectos. Belo Horizonte: SINDUSCON-MG, 2007. 112p.

STABILE, Miguel. Composições analíticas de Custos. Rio de janeiro, 2006. Disponível em: www.InformativoSBC.com.br. Acesso em: 02 de Novembro de 2015.

TAVES, Guilherme. Projeto de Graduação apresentado ao curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica, Universidade Federal do Rio de Janeiro, como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de Engenheiro. Engenharia de custos aplicada a construção civil. UFRJ, Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: http://monografias.poli.ufrj.br/monografias/monopoli10011477.pdf. Acesso em: 02 de Novembro de 2015.

TISAKA, Maçahiko. Orçamento na construção civil: consultoria, projeto e execução. São Paulo: Editora Pini, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

ISSN: 2596-1284


      

 Classificação de Periódicos Quadrieno 2017-2020: B4