DIRETRIZES PARA UM PROJETO DE IMPERMEABILIZAÇÃO DENTRO DA TECNOLOGIA BIM

Renata da Silva PEDREIRA, Thiago Thielmann DE ARAÚJO

Resumo


A impermeabilização é uma das principais etapas no processo de construção.O dinamismo do setor, a falta de mão de obra qualificada e a contenção de custos, são algunsdos principais responsáveis pelo aparecimento de patologias e insucessos no processo. A técnica construtiva é constituída de diversas etapas até chegar ao produto estanque. Nos últimos anos este panorama estámudando devido à criação da ABNT NBR 9575 – Impermeabilização: Seleção e Projetos de 2010. A partir da normaalguns problemas relacionados à construção puderam ser antecipadoscom a elaboração e compatibilização dos projetos. Com isso, o processo bidimensional de análise de projetos está sendo modernizado. A engenharia vem se beneficiando com o desenvolvimento tecnológico e computacional. A tecnologia Modelagem da Informação da Construção, BUILDING INFORMATION MODELING – BIM oferece uma plataforma fácil onde toda a interação ocorre em um mesmo modelo central, rico em informações, e que busca atuar durante todo o ciclo de vida da planejamento até a manutenção pós-obra. Garantindo assim uma construção, desde o coordenação entre as disciplinas e o uso inteligente das informações e recursos. O presente trabalho apresentou ao logo do seu desenvolvimento as diretrizes para execução de um projeto de impermeabilização utilizando a tecnologia BIM e apresentando as dificuldades e benefícios da ferramenta.

Texto completo:

PDF

Referências


ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9574:

Execução de Impermeabilização. São Paulo, 2008

____.NBR nº 9575: Impermeabilização – Seleção e Projeto. São Paulo, 2010.

____.NBR nº15575: Desempenho de edificações habitacionais. São Paulo 2013.

____.NBR nº12 06-2: Construção de edificação - Organização de informação da

construção - Parte 2: Estrutura para classificação. São Paulo, 2018.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS ESCRITÓRIOS DE ARQUITETURA. Guia

AsBEA Boas Práticas em BIM: fluxos de projetos em BIM. [S.l.: Fascículo II] 2015 AEI – Associação de Empresas de Impermeabilização do Rio de Janeiro. Disponível em https://www.aei.org.br/. Acessado em 16 de setembro de 2020.

AGOPYAN, V. Números do desperdício. Revista Téchne, São Paulo: Editora PINI, n. 53, Agosto, 2001.

BUILDIN CONSTRUÇÃO & INFORMAÇÃO. Disponível em: https://www.buildin.com.br/plataforma-bim/ Acessado em 01 de maio de 2021.

CETIMPER – Engenharia e Consultoria em Impermeabilização. Disponível em: http://www.cetimper.com.br/ Acessado em 16 de setembro de 2020.

EASTMAN, C. et al. BIM Handbook: A Guide to Building Information Modeling for Owners, Managers, Designers, Engineers and Contractors. 2. ed. New Jersey: Wiley Publishing, 2011

FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SÃO P ULO. Disponível em:

https://www.fiesp.com.br/noticias/fiesp-lanca-o-construbusiness-2010/ Acessado em 15 de novembro de 2020.

INSTITUTO BRASILEIRO DE IMPERMEABILIZAÇÃO - IBI. Disponível em:

http://www.ibibrasil.org.br/ Acessado em 16 de setembro de 2020.

_____IBI Talks #15 BIM na Impermeabilização. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=HPbVbfpBnk0 Acessdo em 20 de mrço de 2021.

LEUSIN, S. R. A. Modelagem de provas formas de pensar o processo de projeto e o produto edifício – uto – BIM. In: VII Workshop Brasileiro de Gestão do Processo de Projetos na Construção de Edifícios WBGPPCE, Curitiba, Acesso em: 04 jul. 2009. Disponível em: .

GONÇALVES, Francisco. Disponível em: https://maisengenharia.altoqi.com.br/bim/tudo-o-que-voce-precisa-saber/ Acessado em 20 de março de 2021.

MELHADO, S.B. Qualidade do projeto na construção de edifícios: aplicação ao caso das empresas de incorporação e construção. São Paulo: 1994. 294p. Tese (Doutorado) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo.

MELHADO, Silvio B.; AGOPYAN, S. B. O conceito de projeto na construção de edifícios: diretrizes para sua elaboração e controle. São Paulo, EPUSP, 1995 – Boletim

Técnico. Escola Politécnica da USP.Depto de Engenharia BT/PCC/139/95

MELLO, L.S.L. I 54f. Trabalho de permeabilização Materiais, procedimentos Conclusão de Curso (Curso Engenharia e desempenho. 2005. Civil) Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2005.

MORAES, C. R. K. Impermeabilização em lajes de cobertura: levantamento dos

principais fatores envolvidos na ocorrência de problemas na cidade de Porto Alegre. 2002.

PICCHI, F.A. Impermeabilização de coberturas. São Paulo: Editora Pini, 1986.

RIGHI, V. G. Estudos dos sistemas de impermeabilização: Patologias, prevenções e correções –Análise de casos. Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, 2009


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

ISSN: 2596-1284


      

 Classificação de Periódicos Quadrieno 2017-2020: B4