EMISSÃO DO CERTIFICADO AMBIENTAL DO GÁS NATURAL PARA VEÍCULOS AUTOMOTORES: SOLUÇÃO OU PROBLEMA?

Diego Antonio Oliveira de Meneses Oliveira de Meneses, Diego Meireles LOPES

Resumo


Este estudo tem como objetivo geral analisar a importância do Certificado Ambiental do Gás Natural (CAGN) para o uso correto dos componentes do Gás Natural Veicular (GNV) em veículos automotores e para o meio ambiente. Consiste em um parecer crítico a partir da análise das normas sobre a emissão do CAGN e o que é praticado atualmente nas instalações de kit GNV. Como alternativa para redução de poluentes, a indústria automobilística passou a desenvolver veículos multicombustível ou flex-fuel que podem funcionar com gasolina ou etanol ou qualquer mistura desses dois combustíveis num mesmo tanque. Outro combustível utilizado como alternativa é o GNV, em que o veículo trabalha de forma bicombustível, utilizando 02 combustíveis armazenados em tanques separados para alimentar o motor do veículo. No momento do registro, será exigido dos veículos que utilizarem como combustível o GNV, o Certificado de Segurança Veicular – CSV e o CAGN. Entretanto, a Portaria Inmetro 049/2010 extinguiu a exigência de apresentação do CAGN para a emissão do selo de conformidade do Inmetro. Conclui-se que a não exigência de apresentação do CAGN no momento da realização da inspeção de segurança veicular gera um efeito negativo, pois abre caminho para a instalação de kits GNV incompatíveis com o veículo, deixando, sobretudo, de reduzir os níveis de emissão de poluentes.


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