COMPARATIVO ENTRE OS SISTEMAS DE PROJEÇÃO DE ARGAMASSA - Método convencional x Método de Projeção

Diego Roger Borba Amaral, Alex Junior Pio de Oliveira, Mauriley Roberto Vargas Matoso de Lima

Resumo


Racionalizar atividades na construção civil é uma tendência nos tempos atuais. A argamassa projetada é um serviço que reduz o cronograma físico de uma obra. O presente trabalho tem como metodologia a revisão bibliográfica, buscando elencar uma análise entre o método tradicional de execução de argamassa com o processo de argamassa projetada. Foi possível verificar que, com o uso da argamassa projetada, há ganhos de produtividade e redução de prazos e custos.


Texto completo:

PDF

Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Argamassa para assentamento e revestimento de paredes e tetos – Requisitos – NBR 13281. Rio de Janeiro, 2005.

CARASEK, H. Argamassas, In: Isaia, G.C. (ed.). Materiais de Construção Civil e Princípios de Ciência e Engenharia de Materiais, São Paulo, IBRACON, pp. 892- 944, 2010.

LEMOS, Ricardo Araújo. Técnicas de revestimentos em argamassa projetada. 2010. 51 f. Monografia (Especialização) - Curso de Construção Civil, Departamento de Engenharia de Materiais e Construção, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.

MACIEL, Luciana Leone; BARROS, Mércia M. S. Bottura; SABBATINI, Fernando Henrique. Recomendações para a execução de revestimentos de argamassa para paredes de vedação internas e exteriores e tetos. Revestimento e Argamassa. 1998. Notas de Aula. Universidade de São Paulo, São Paulo.

SOUZA, Luana de; PIGOZZO, Tiago Augusto Jordão. Estudo comparativo de produtividade e economia entre o serviço de revestimentos de paredes executados em argamassa industrializada projetada e argamassa convencional. 2010. 21 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Universidade Paranaense, Toledo/PR, 2010.

VIEIRA, Glécia; NAKAKURA, Elza. Argamassa projetada aumenta produtividade e qualidade do revestimento: a aplicação fica mais uniforme, o que aumenta a eficácia da aderência. 2015. Disponível em: https://www.aecweb.com.br/revista/materias/argamassa-projetada-aumenta- produtividade-e-qualidade-do-revestimento/12147. Acesso em: 10 nov. 2022.

VIVEIROS, Daniel Moura Costa de. Avaliação da Produtividade da Execução do Revestimento Interno Vertical em Argamassa: Método Mecanizado x Método Convencional. 2012. 68 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Escola Politécnica, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

ISSN: 2596-1284


      

 Classificação de Periódicos Quadrieno 2017-2020: B4