IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO DE RESÍDUOS DE CONTRUÇÃO CIVIL NA CIDADE DE VAZANTE – MG

Diego Roger Borba Amaral, Élber Frances Alves Borges

Resumo


A área da construção civil hoje é o maior gerador de resíduos do país. Em contrapartida é um setor que gera muitos empregos e crescimento para o Brasil. Reaproveitar os recursos naturais que são gastos na construção civil pode ser lucrativo, além de diminuir o impacto ambiental. Pensando nesse desenvolvimento, discutir formas pra melhorar o aproveitamento desses resíduos gerados pela construção civil é um fator essencial. Desenvolver formas de reaproveitar esses resíduos reduz o impacto ambiental que ele provoca no nosso planeta. A conscientização da população e dos profissionais na área de construção civil é importante para o início desse projeto de reciclagem. O presente trabalho apresenta uma forma de melhorar o aproveitamento dos resíduos de construção civil na cidade de Vazante, usando em benefício próprio o aproveitamento dos resíduos na própria construção civil. Um projeto de coleta e armazenagem desses resíduos se faz importante para esse reaproveitamento da mesma forma que uma boa organização deste material.


Texto completo:

PDF

Referências


ALENCAR, Emanuel. Disponível em: . Acesso em: 25 abr. 2017.

ÂNGULO, S. C. Produção de concretos com agregados reciclados. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Civil) – Departamento de Construção Civil, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 1998, 86p.

BARRETO, A. V. P., & HONORATO, C. de F. Manual de sobrevivência na selva acadêmica. Rio de Janeiro: Objeto Direto, 1998.

CARNEIRO, A. P, BURGOS, P. C., & ALBERTE, E. P. V. Uso do agregado reciclado em camadas de base e sub-base de pavimentos. Projeto Entulho Bom. Salvador: EDUFBA/Caixa Econômica Federal, 2001, 188-227 p.

CAVALCANTI, D. K. C. Políticas para reciclagem de resíduos da construção civil.

Disponível em:

. Acesso em: 13 mar. 2017.

CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente (2002). Resolução Nº 307, de 5 de julho de 2002. Ministério das Cidades, Secretaria Nacional de Habitação. Publicada no Diário Oficial da União em 17/07/2002.

DORSTHORST, B.J.H, & HENDRIKS, Ch. F. Re-use of construction and demolition waste in the EU. In: CIB Symposium: Construction and Environment – theory into practice.: São Paulo, 2000. Proceedings. São Paulo, EPUSP, 2000.

LEVY, S.M., & HELENE, P.R.L. Propriedades mecânicas de argamassas produzidas com entulho de construção civil. In: Workshop Reciclagem e Reutilização de resíduos como materiais de construção civil. São Paulo, 1996. ANTAC, PCC USP,UFSC. p. 137-146.

NADINE Voitille. Clique Arquitetura. s. d. Disponível em: Acesso em: 25 Abr. 2017.

PEREIRA, Luis. H., Utilização de Resíduos de Construção e Demolição na Construção: Aplicação na Zona Norte de Portugal, Tese de Mestrado em Engenharia Civil, Universidade do Minho, (2002).

PORTAL PRÓ-SINOS. s.d. Usina de reciclagem. 2014. Disponível em: Acesso em: 25 Abr. 2017.

OPAS – Organização Pan-Americana da Saúde. Saneamento Ambiental. Brasilia (DF), 2002.

RIBAS, L. F. Caracterização dos resíduos de construções residenciais de multipavimentos da cidade de Manaus. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Faculdade de Tecnologia, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008, 124p.

RIBEIRO, F., & SERRA, N. G. da S. Utilização de Entulho na Pavimentação. Monografia. Anápolis. Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas do Departamento de Engenharia Civil, Universidade Estadual de Goiás – UEG, 2001.

RIBEIRO, H. C. Aplicação de Resíduos Sólidos da Construção Civil em Revestimento Asfáltico tipo CBUQ PF-001A/04, Curso de Engenharia Civil. Anápolis: Universidade Estadual de Goiás, 2004, 91p.

SINDICATO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL DO CEARÁ. Manual

Sobre os Resíduos Sólidos da Construção Civil. Disponível em: . Acesso em: 03 jan.2014.

SINDICATO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL DO ESTADO DE SÃO

PAULO. Gestão Ambiental de Resíduos da Construção Civil: a experiência do SindusCon-SP. São Paulo: 2005. p.18-26.

SOUZA, U. E. L. Como reduzir perdas nos canteiros: Manual de gestão do consumo de materiais na construção civil. Ed. Pini, São Paulo, 2005. 128 p.

VENTURINI, Mariana Maia de Almeida. Gerenciamento de resíduos da construção civil baseado na gestão adotada pela prefeitura municipal de Belo Horizonte. Monografia Curso de Especialização Engenharia Civil (Engenharia Civil)

– Departamento de Engenharia e Construção Civil - Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte, Janeiro 2014, 22-27p.

VENTURINI, Jamila – Veja como são classificados e como são descartados os resíduos de obras. Disponível em: < http://equipedeobra.pini.com.br/construcao- reforma/37/classificacao-de-residuos-220705-1.aspx> Acesso em: 21 Nov. 2017.

ZORDAN, S. E. A utilização do entulho como agregado, na confecção do concreto. Dissertação (Mestrado) Faculdade de Engenharia Civil; UNICAMP Campinas 1997, 140p.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

ISSN: 2596-1284


      

 Classificação de Periódicos Quadrieno 2017-2020: B4