ASPECTOS DA GESTÃO DE CONHECIMENTO APLICADO AO GERENCIAMENTO DE PROJETOS

José Luiz Fernandes, Andréa Sousa da Cunha Fernandes, Marcelo de Jesus Rodrigues da Nóbrega

Resumo


A aplicação da gestão do conhecimento ao gerenciamento de projetos se torna a cada dia um fator importante de controle e sucesso no término dos projetos dentro das características estipuladas. Gestão do Conhecimento tem suas práticas estruturado através de normas CEN (Comité Européen de Normalisation) com a codificação de CWA 14024. Os Gerentes de projetos do conhecimento, devem ter facilidades em gestão de projetos, em gestão de mudanças e em gestão de tecnologia, além de outras qualificações fundamentais, como liderança, comunicação e negociação, entre outros. Verifica-se que o conhecimento gerado em um projeto, seja pelo conhecimento agregado pela equipe ou pelo conhecimento gerado nas soluções de problemas durante um projeto, tem de ser gerido e ser disponibilizado para consulta futura, dentro de PMOs criando o conceito de Lições apreendidas em gestão de projetos. Sendo assim este trabalho tem por objetivo mostrar que a gestão de conhecimento tem aplicação no gerenciamento de projetos, por meio de lições apreendidas, que devem ser analisados nos escritórios de projetos, que seria um ambiente organizacional mais alinhado as metas organizacionais e um melhor alcance das necessidades e expectativas das partes interessadas na organização e no projeto.

Texto completo:

PDF

Referências


BASSIS, N. F., Gerência de Projetos Aplicado à Gestão do Conhecimento: Guia para Planejamento de Projetos de Educação Corporativa e Educação a Distância, Ed. Brasport, 2009.

CEN WorkShop Agreement CWA 14924 – European Guide to Good Practice in Knowledge Management, CEN, 2004.

DAVENPORT, T. H.; Prusak, L. Conhecimento empresarial. Editora Publifolha, São Paulo, 1999.

DENDENA, A. C. de M., Gestão de projetos de P&D: O caso CEMIG, Dissertação de Mestrado em Administração, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010, Disponível em: , Acesso em 20 de julho de 2014.

FERNANDES, José Luiz, Uma análise da gestão de projetos aplicada em gestão do conhecimento, Monografia submetida aprovada no curso de Pós-Graduação em Gestão e Gerenciamento de Projetos – Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, 2017

GARTNER GROUP., Knowledge management scenario. Conference Presentation, 1999. Disponível em http://www.gartner.com Acesso em 25 de junho 2014.

GATTONI, R. L. C., Gestão do conhecimento organizacional na condução de projetos corporativos em tecnologia da informação – um caso prático, Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, UFMG-BeloHorizonte, 2000. Disponível em , Acesso em 25 de junho de 2014.

GUZZO, C.; MACCARI, E. A.; PISCOPO, M. R., Sistematização de um modelo de lições aprendidas em projetos como contribuição à aprendizagem organizacional, UNIFACS, Universidade de Salvador, Revista Gestão e Planejamento, V.12, n.3, p. 578-593, set/dez. 2012. Disponível em , Acesso em 15 de julho de 2014.

OGC Office of Government Commerce, Gerenciando projetos de sucesso com PRINCE2, Manual publicado pela TSO – The Stationery Office, 2011.

PANTOJA, R. R., Gestão de conhecimento aplicada ao escritório de projetos (PMO), Monografia do Curso de Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos, NPPG-UFRJ, 2008.

PMI. Um guia do conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos – Guia PMBoK - 6ª edição, Editora PMI, USA, 2017.

PONTE, B. P., Visão analítica do conhecimento em projetos, Monografia do Curso de Pós-Graduação em Gestão e Gerenciamento de Projetos, NPPG-UFRJ, 2009.

RABECHINI Jr, R., O gerente de projeto na empresa. Ed. Atlas, São Paulo, 2005.

STEWART, T. A., Capital intelectual. Ed. Campus, Rio de Janeiro, 1998.

SABBAG, P. Y., Espirais do conhecimento: Ativando indivíduos, grupos e organizações, Ed. Saraiva, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

ISSN: 2596-1284


      

 Classificação de Periódicos Quadrieno 2017-2020: B4