UMA DISCUSSÃO SOBRE A ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING, STAKEHOLDERS E O GERENCIAMENTO DE PROJETOS

José Luiz Fernandes, Andréa Sousa da Cunha Fernandes, Diego Meireles Lopes, Marcelo de Jesus Rodrigues da Nóbrega

Resumo


Hoje a sobrevivência de uma empresa está em atuar em novos mercados, diversificar portfólio de negócios e ofertar novos serviços ou produtos, sendo que esta capacidade de adequação e adaptação a novos cenários, processos e práticas, no ambiente organizacional, pressionam as empresas por mais crescimento e rentabilidade. Sendo a estratégia, na administração de marketing, um caminho que estabelece direção para as organizações, é considerada um plano em execução que viabiliza o cumprimento dos objetivos estratégicos de uma organização. Dentre os departamentos que constam em uma empresa, o departamento de marketing tem um papel fundamental nesse processo por conectar os ideais corporativos aos anseios dos públicos-alvo das empresas. Apesar do gerenciamento de projetos crescer em diversas áreas como, tecnologia da informação, construção civil, óleo e gás, dentre outras, não se verifica crescimento rápido e aliado do gerenciamento de projetos com a administração de marketing, em que os stakeholders são elementos fundamentais, porque participam das atividades, discussões e interesses de uma empresa. Sendo assim este trabalho traz uma discussão sobre as possíveis interações entre o a administração de marketing, stakeholders e gerenciamento de projetos.

Texto completo:

PDF

Referências


ABELL, D. F. Defining the business: the starting point of strategic planning. Prentice Hall, 1980.

AMA, American Marketing Association, Definition of marketing, 2017, Disponível em: https://www.ama.org/the-definition-of-marketing-what-is-marketing/, Acesso em: 19/04/2023

CASAROTO, Camila, O que é gestão de marketing?, 2020, Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/gestao-de-marketing/, Acesso em: 19/04/2023

CALIXTO, Mariane Barros, O uso do gerenciamento de projetos para melhoria da gestão das atividades de marketing, Monografia apresentada para aprovação no curso de Pós-Gradual latu senso em Gerenciamento de Projetos da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2015.

COHEN, Willian A.; Marketing segundo Peter Drucker: Lições estratégicas que revolucionaram os conhecimentos de marketing. São Paulo: M.books do Brasil, 2014.

COVA, Bernard; GHAURI PN, SALLE, Robert. Six key points to merge project marketing into project management. International Journal of Project Management, 23(5):354–359, 2005.

DRUCKER, P. F., Introdução a administração, Ed. Cengace Learning, 2018

FREEMAN, R. E. Strategic management: A stakeholder approach. Boston: Pitman Publishing, 1984

GUMMENSON, Evert. Marketing de relacionamento total. Porto Alegre: Bookman, 2005.

JACINTHO, Durval Carvalho Avila; Marketing em gerenciamento de projetos. 2011, Disponível em: https://brasil.pmi.org/brazil/KnowledgeCenter/Articles/~/media/075EEAFAEFEF4A28BAB91FB0EEE9BCE6.ashx... Acesso em: 10/04/2023.

KOTLER, P. ARMSTRONG, G, Princípios de marketing, 15ª Edição, Editora Pearson Education do Brasil, 2015

KOTLER, P; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Person Prentice Hall, 2006.

KERZNER, Harold. Gestão de projetos: As melhores práticas. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

LECOEUVRE-SOUDAIN, L; PATEL, Koninika. Project marketing implementation and its link with project management and project portfolio management, 2009, Disponivel em: https://ibimapublishing.com/articles/CIBIMA/2009/247332/247332.pdf, Acesso em: 14/04/2023.

MADELLA, Leila Regina, HOFF, Rafael Sbeghen, O planejamento estratégico de marketing sob a metodologia do gerenciamento de projetos, 2018 Disponível em: http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/index.php/pos-graduacao/trabalhos-de-conclusao-de-bolsistas/trabalhos-de-conclusao-de-bolsistas-a-partir-de-2018/ciencias-sociais-aplicadas/especializacao-5/245-o-planejamento-estrategico-de-marketing-sob-a-metodologia-do-gerenciamento-de-projetos/file, Acesso em: 10/04/2023

MELO NETO, Francisco Paulo de, Responsabilidade social e cidadania empresarial: a administração do terceiro setor. 5. ed.., 2ª reimpressão Rio de Janeiro, RJ: Qualitymark, 1999.

MINTZBERG, H. et al. O processo de estratégia: Conceitos, contexto e casos selecionados. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

NEVES, Marcos Fava; Planejamento e gestão estratégica de marketing, 2021, Disponível em: https://doutoragro.com/wp-content/uploads/2021/01/PGEM-4173_edit.pdf, Acesso em: 19/04/2023

OLIVEIRA, R. R., BOLDORINI, P., TEIXIERA, L. A. A., MARTINS, H.C.; Gestão de projetos e marketing de relacionamento: interseções para o gerenciamento das partes interessadas em projetos, 2017, Iberoamerican Journal of Project Management (IJoPM). www.ijopm.org. ISSN 2346-9161. Vol.8, No.1, Código Sección, pp.47-68. 2017. Recepción: 27/11/16. Aceptación: 13/02/17. Publicación: 10/06/17.

OLKOSKI, G., USTER, R., MARQUES, L., & SILVA, J. Marketing de relacionamento e software de crm: estudo de caso em uma concessionária de automóveis. Revista de Administração da UFSM, 2(3), 417-432, 2009

PMI, A Guide to the Project Management Body of Knowledge - PMBOK, 6a Edição, 2017.

SOUZA, Karina Martins de; FERNANDES, José Luiz, QUALHARINI, Eduardo Linhares, Uma proposta de gestão das partes interessadas em intervenções temporárias urbanas no rio de janeiro, Revista Projectus, Rio de janeiro, v.2, n. 4, p. 192-207, 2017

STRETTON, A. Adding marketing perspectives to program/Project management? PM World Today eJournal, Vol. XI, Issue XII, pp 1–10, 2009

TERBLANCHE, N. S.; A century of marketing: achievements, mishaps and future challenges, 2005, Disponível em: https://journals.co.za/doi/epdf/10.10520/EJC69700, Acesso em: 19/04/2023

TINOCO, João Eduardo Prudêncio. Balanço social: uma abordagem da transparência e da responsabilidade pública das organizações. São Paulo: Atlas, 2009.

THIRY, M., Marketing your projects. PM Network, August 2005.

VARGAS, Ricardo Vianna, Gerenciamento de projetos – Estabelecendo diferenciais competitivos, 9ª edição, Ed. Brasport, 2018

XAVIER, Luis Fernando da Silva. Gestão de Projetos aplicado a àrea de marketing. Disponível em < http://pt.slideshare.net/lfxavier/apresentao-banca-de-tcc> Acesso em 22/04/2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

ISSN: 2596-1284


      

 Classificação de Periódicos Quadrieno 2017-2020: B4