ASPECTOS GERAIS DA GESTÃO DE MATERIAIS EM MODELOS DE PREVISÃO DE DEMANDAS

José Luiz FERNANDES, Andréa Sousa da Cunha FERNANDES, Diego Meireles LOPES, Marcelo de Jesus Rodrigues da NÓBREGA

Resumo


Em linhas gerais a logística consiste no processo de gerenciamento estratégico da aquisição, movimentação e armazenagem de materiais abrangendo desde o processo de aquisição dos produtos até o atendimento ao cliente final, porém cabe a administração de materiais as atividades de aquisição de matérias-primas para abastecimento da organização, como o controle de estoque, a escolha de fornecedores, os processos de compra, a armazenagem e a entrega para produção, tudo isso sincronizado com as necessidades de produção. Porém para todos estes processos há necessidade de ter modelos de previsão de demanda, seja de estoque ou de vendas. Estes modelos de previsão demanda, podem ser desenvolvidos por meio de séries temporais, como: Média Simples, Média Móvel Simples, e Amortecimento Exponencial Simples e sendo entre os vários modelos existentes para analisar o erro desta previsão, o modelo MAPE (Mean Absolute Percentage Error) é o mais recomendado. Sendo assim este trabalho irá discutir alguns exemplos de aplicações de modelos de previsão de demanda, que são os pontos de maior importância, na tomada de decisões, de administração de materiais.

 


Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Rafael Quintão de. Gestão de Estoque: Uma Revisão Teórica dos Conceitos e Características. XXXI Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Belo Horizonte, MG, Brasil, 2011.

BOWERSOX, D.J. & CLOSS, D.J. Logística empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimento. São Paulo, Atlas, 2001.

BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: logística empresarial. 5ªed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

CARVALHO, Daniela Freitas Monteiro de, SILVA FILHO, Marcos Antônio de Oliveira, Avaliação da aplicação de técnicas de séries temporais de previsão de vendas: um estudo de caso de uma empresa do mercado de telas, Projeto final Departamento de Ensino Superior do CEFET/RJ, Engenharia de Produção, 2019.

CORRÊA, H. L.; GIANESI, I. G. N.; CAON, M. Planejamento, programação e controle da produção. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2007.

CHASE JR., C.W. Demand-Driven Forecasting: A Structured Approach to Forecasting. 2 ed. Canada, 2013.

CHRISTOPHER, M. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos. São Paulo: Pioneira Thomson, 2002.

FLEURY, P. F; WANKE, P. & FIGUEIREDO, K. F. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos: planejamento do fluxo de produtos e dos recursos. São Paulo, Atlas, 2003.

FREIRE, G. Estudo comparativo de modelos de estoque com previsibilidade variável de demanda. Dissertação (Mestrado em Engenharia) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

GUIMARÃES, L. F. da C., Desenvolvimento de um plano de gerenciamento de custos e de qualidade em estoque de uma empresa de varejo de soluções digitais, TCC, Departamento de Engenharia de Produção, CEFET-RJ Unidade Maracanã, 2022.

KOLASSA, S., SIEMSEN, E. Demand Forecasting for Managers. Business Expert Press, 2016.

KHOURY, Felipe Kaiuca Castelo Branco, Minimização de custos de produção via programação inteira mista: estudo de caso de planejamento de produção de luminárias, Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção do Departamento de Engenharia Industrial da PUC-Rio, Rio de Janeiro, Junho de 2011.

MAHADEVAN, B. Operations Management: Theory & Practice. Pearson Education, 3rd Edition, 2015.

RITZMAN, Larry P.; KRAJEWSKI, Lee J. Administração da produção e operações. São Paulo: Pearson/Prentice Hall, 2004.

SANTORO, M.C. Sistema de gestão de estoques de múltiplos itens em local único, Tese (Livre Docência em Gestão de Operações e Logística) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

SLACK, N; CHAMBERS, S; JOHNSTON, R. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 2007.

WALLACE, T. F.; STAHL, R. A. Previsão de Vendas: Uma Nova Abordagem. 2. ed. São Paulo: Instituto IMAM, 2003.

WANKE, P.; JULIANELLI, L. Previsão de Vendas: Processos Organizacionais & Métodos Quantitativos e Qualitativos. São Paulo: Atlas, 2011.

WALLACE, T. F.; STAHL, R. A. Previsão de Vendas: Uma Nova Abordagem. 2. ed. São Paulo: Instituto IMAM, 2003.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

ISSN: 2596-1284


      

 Classificação de Periódicos Quadrieno 2017-2020: B4