GERAÇÃO DE ENERGIA – AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE A GERAÇÃO SOLAR E A EÓLICA

Jorge Antonio Baptista Santos, Alex de Lima Silva, João Luiz Martins Jorge, Rafael Bento Dos Santos

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar as principais diferenças entre as formas de geração de energia solar e eólica, sendo evidenciado as diferentes estruturas adotadas para atender a operação e manutenção desses ativos elétricos e, também, as particularidades dos terrenos e equipamentos necessários para cada forma de geração. O trabalho em tela aborda um estudo de caso em que através da realização de uma visita técnica a uma UFV (Usina Fotovoltaica) e a um parque eólico, tornou-se possível a distinção e os principais desafios de cada uma das formas de geração. Mediante a tendência do cenário global de geração, as fontes renováveis de energia têm ganhado tamanha expressividade frente as outras metodologias, uma vez que atendem diretamente as diretrizes de sustentabilidade atualmente exigidas. Por fugir dos preços regulados da tarifa paga pelo consumo da energia, metodologias como a geração fotovoltaica trazem benefícios além da redução da tarifa, uma vez que refletem uma longa vida útil do ativo, o baixo custo com a manutenção do parque de geração, um rápido retorno do investimento empregado no empreendimento, além da modularidade e adaptabilidade do sistema. Já a eólica, por utilizar somente a força dos ventos para produção de energia, não emite gases nocivos ao meio ambiente, trazendo benefícios diretos ao clima global, evitando assim o aumento da temperatura do planeta.

Texto completo:

PDF

Referências


AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA (ANEEL). Cresce a geração de energia solar e eólica no País. Disponível em:

https://www.gov.br/casacivil/pt-br/assuntos/noticias/2022/julho/cresce-a-geracao-de-energia-solar-e-eolica-no-pais. Acesso em 10 jul. 2023.

ALÉ, Professor Jorge A. Villar. CENTRO DE ENERGIA EÓLICA – PUC-RS. Slides de apresentação. Turbinas Eólicas de Eixo Vertical. Disponível em: https://app.eventize.com.br/upload/000388/files/3_%20TURBINAS%20EOLICAS%20DE%20EIXO%20VERTICAL.pdf. Acesso em 11 jul. 2023.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA (ABSOLAR). Energia solar supera eólica e vira 2ª maior fonte do país; veja desafios para 2023. Disponível em: https://www.absolar.org.br/noticia/energia-solar-supera-eolica-e-vira-2a-maior-fonte-do-pais-veja-desafios-para-2023/. Acesso em 11 jul. 2023.

CANAL SOLAR. Confira as 5 maiores usinas fotovoltaicas do Brasil. Disponível em: https://canalsolar.com.br/confira-as-5-maiores-usinas-fotovoltaicas-do-brasil/. Acesso em 11 jul. 2023.

GREENSAVERS. Evitar a morte de pássaros em parques eólicos pode ser muito mais fácil do que se pensava. Disponível em: https://greensavers.sapo.pt/evitar-a-morte-de-passaros-em-parques-eolicos-pode-ser-muito-mais-facil-do-que-se-pensava/. Acesso em 11 jul. 2023.

LAGE, Elisa Salomão & PROCESSI, Lucas Duarte. Panorama do setor de energia eólica. BNDES-Biblioteca Digital. Disponível em: https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/bitstream/1408/2926/1/RB%2039%20Panorama%20do%20setor%20de%20energia%20e%c3%b3lica_P.pdf. Acesso em 11 jul. 2023.

NORDESTE, Diário do. Ceará pode dobrar potencial de geração com sete novos projetos de energia renovável. Disponível em: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/opiniao/colunistas/samuel-quintela/ceara-pode-dobrar-potencial-de-geracao-com-sete-novos-projetos-de-energia-renovavel-1.3173221. Acesso em 11 jul. 2023.

OPERADOR NACIONAL DO SISTEMA ELÉTRICO (ONS). Histórico da geração eólica e fotovoltaica. Disponível em: https://www.ons.org.br/paginas/resultados-da-operacao/historico-da-operacao/dados-de-gera%C3%A7%C3%A3o-e%C3%B3lica-e-solar. Acesso em 11 jul. 2023.

PORTAL ENERGIA. Como a energia solar fotovoltaica e eólica se podem complementar. Disponível em: https://www.portal-energia.com/como-energia-solar-fotovoltaica-eolica-complementar/. Acesso em 11 jul. 2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

ISSN: 2596-1284


      

 Classificação de Periódicos Quadrieno 2017-2020: B4