SISTEMAS ELETRÔNICOS E DE COMANDO E CONTROLE: UMA VISÃO DA BASE INDUSTRIAL DE DEFESA BRASILEIRA

Juliano Melquiades Vianello, Eduardo Ferraz Martins

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo conhecer com precisão o setor industrial nacional de defesa, particularmente o segmento de Sistemas Eletrônicos e Sistemas de Comando e Controle. Para isto, buscou-se compreender as condições de competitividade, capacidade produtiva, tecnológica e de inovação das empresas nacionais deste segmento no período recente. Um primeiro passo foi analisar a situação mundial do mesmo para, em seguida, a partir dos resultados primários (pesquisa pela internet com as empresas) e secundários (dados pré-existentes de diversas fontes), gerar conhecimentos e análises sobre as condições supracitadas. A partir desta compreensão, buscou-se apresentar algumas implicações para políticas públicas.

Texto completo:

PDF

Referências


BARROS, D. C. et al. Panorama sobre a indústria de defesa e segurança no Brasil. Rio de Janeiro: BNDES, 2013. p. 373-380.

COLI, A. O. Centro Integrado de Comando e Controle (CICC): ferramenta de integração para o Estado Rede. 2011. Monografia (Especialização em Segurança Pública) – Academia de Polícia Militar de Minas Gerais e Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, Minas Gerais, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

ISSN: 2596-1284


      

 Classificação de Periódicos Quadrieno 2017-2020: B4