PROJETO PARA IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA FOTOVOLTAICO CONECTADO À REDE ELÉTRICA EM JARDIM GRAMACHO, EM DUQUE DE CAXIAS - RJ

Geraldo Motta Azevedo Jr., Antônio José Dias da Silva, Marcos Henrique de Lima Melo, Renato de Souza Botelho

Resumo


Este trabalho apresenta um modelo de projeto para implementação de um sistema fotovoltaico (SF) conectado à uma rede elétrica em uma área rural do município de Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, local onde se localizava o antigo aterro sanitário de Jardim Gramacho, hoje desativado, visando a melhoria do fornecimento de energia elétrica no local e possibilitando a geração de energia limpa. Além disso, é apresentada uma análise de viabilidade teórica e as variáveis projetadas. Ao longo do estudo é feito o dimensionamento dos principais componentes do sistema fotovoltaico, levando em conta considerações técnicas e econômicas. Dessa forma, realizada a projeção dos balanços e demonstrativos de resultados anuais e, com os valores projetados, é realizada uma análise sobre os valores obtidos.

Texto completo:

PDF

Referências


ANEEL, A. N. D. E. E. Atlas da Energia Elétrica do Brasil., Brasília, 2015. Disponivel em: .

CRESESB. Manual de engenharia para sistemas fotovoltaicos. Rio de Janeiro: CEPEL, 2014.

DEMONTI, R. Processamento da energia elétrica proveniente de módulos fotovoltaicos. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, p. 164, 2003.

GALDINI, M. A. E. et al. O Contexto das Energias Renováveis no Brasil. Direng, 2004.

GEENPRO, Manual sobre Tecnologias, Projeto e Instalação. [S.l.]: [s.n.], 2004.

HINRICHS, R. A.; KLEINBACH, M. Energia e Meio Ambiente.. 3°. ed. [S.l.]: Cengage Learning, 2009.

MIRANDA, A. B. C. M. (2014). Análise de viabilidade econômica de um sistema fotovoltaico conectado à rede. Projeto de Graduação, Curso de Engenharia Elétrica da Escola Politécnica, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro.

PACHECO, F. Energias Renováveis: breves conceitos. Salvador: Conjuntura e Planejamento, v. 149, 2006. p. 4-11.

PINHO, J. T.; GALDINO, M. A. Manual de engenharia para sistemas fotovoltaicos. CEPEL/CRESESB., 2014.

RUTHER, R. Edifícios Solares Fotovoltaicos. [S.l.]: LABSOLAR, 2004.

SILVA, R. M. D. Energia Solar no Brasil: dos incentivos aos desafios. [S.l.]: Núcleo de Estudos e Pesquisas da Consultoria legislativa , 2015.

SUMATHI, S. ASHOK, K., SUREKHA, P. Solar PV and Wind Energy Conversion System: An Introdution to Theory, Modeling with MATLAB/SIMULINK, and the Role of Soft Computing Technique,first edn, Springer, Switzerland, 2015.

TEIXEIRA, W. W. Análise da Qualidade de uma Planta Solar Fotovoltaíca Conectada à Rede de Distribuição de Energia. [S.l.]: Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

ISSN: 2596-1284


      

 Classificação de Periódicos Quadrieno 2017-2020: B4