O USO COTIDIANO DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO PELOS DOCENTES DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA: A IDENTIFICAÇÃO DE UMA FERRAMENTA PARA A SUA DISSEMINAÇÃO

Eduardo Soares Di Sabatino Guimarães, Ana Carolina de Gouvêa Dantas Motta, Rodrigo Chaves

Resumo


As Instituições de Ensino Superior brasileiras são cotidianamente questionadas e avaliadas quanto à qualidade do ensino. Conhecer e avaliar o cotidiano dos professores, diante dos regulamentos e das normas existentes na área de educação superior, são condições basilares para se reverter este panorama. O principal documento que regulamenta os cursos de graduação é o Projeto Pedagógico de Curso. Diante desse contexto, o presente artigo teve como objetivo identificar uma ferramenta para a disseminação do Projeto e que auxilie o coordenador no seu trabalho cotidiano junto ao corpo docente do curso de engenharia de uma Instituição de Ensino Superior privada na aplicação total do Projeto Pedagógico de Curso. Como procedimento metodológico, aplicou-se um questionário com questões fechadas e uma aberta baseado no instrumento de avaliação do Ministério de Educação e Cultura. A resposta e a análise deste questionário procuraram identificar as deficiências na adoção das estratégias metodológicas em curso no PPC e não utilizadas pelos professores. Quanto à forma de abordagem, a presente pesquisa classificou-se como qualitativa e quantitativa. Os resultados encontrados foram: de um universo de 96 questões, 48 ficaram abaixo dos índices da média de cada dimensão, correspondendo a 50% do universo de questões. Com isso, optou-se pela execução trabalho de disseminação de conhecimento em três módulos, mantendo, como se prevê, a integridade de cada dimensão. Conclui-se que é necessário manter um trabalho contínuo de disseminação do teor do PPC no âmbito dos cursos.


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Referências


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