ANÁLISE E COMPORTAMENTO DAS ESTRUTURAS DE MADEIRA A TEMPERATURAS ELEVADAS

Manuella de Carvalho de carvalho Viana, José Roberto Golnçalves, Arlyson Christo Medeiros

Resumo


A madeira na construção civil é utilizada de diferentes maneiras devido a sua versatilidade de uso. O fogo assim como a madeira são elementos utilizados pelo homem a milhares de anos, e compõe assim um dos elementos que se tornaram vitais para a vida. Apesar de ser benéfico e auxiliador no cotidiano é também um risco a vida e seu uso deve ser regrado e de forma consciente. Este artigo tem como objetivo apresentar o material madeira, que por ser renovável e reciclável tem, em sua utilização, enorme vantagem, assim como sua ótima resistência a esforços de compressão e tração, bons resustados em aplicações de isolamento térmico e acústico, possuindo peso inferior a seus concorrentes diretos e má condutibilidade térmica que é diretamente proporcional a um dos objetivos principais deste documento que é a interação entre a madeira e o fogo. Este artigo aborda também o fogo quanto "substância", sendo este o resultado da reação química entre pelo menos três elementos, o comburente, o combustível e a energia de ativação; dissertando sobre sua concepção e seus perigos para a construção civil, especificando também algumas medidas protetivas a fim de reduzir a ocorrência de acidentes espontâneos.


Texto completo:

PDF

Referências


ANASTÁCIO, R. S. Alberto. Especificação de protecção fogo para estruturas de madeira, Dissertação de Mestrado de especialização em construções civis. Universidade do Porto, Porto, 2010.

CALIL JÚNIOR, C. Et. al. Estruturas de madeira. São Carlos: USP - Departamento de Engenharia de Estruturas, 2000.

COSTA, A., Coletâneas de anatomia da madeira, Vitória, 2001.

DE CASTRO, André. Uma investigação Teórico-Experimental da Combustão de Madeira, Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Propulsão e Combustão. INPE, São José dos Campos, 2009.

LEITE, Igor. Estruturas de Madeira. Notas de Aula, Rio de Janeiro: UNISUAM, 2018.

OLIVEIRA, D. Moura. Especificações de Elementos Pintados ou Envernizados para Elementos Construtivos Exteriores em Madeira, Mestrado Integrado em Engenharia. Universidade do Porto, Porto, 2008.

PFEIL, Michèle; PFEIL, Walter. Estruturas de madeira. Rio de Janeiro, 2003.

PINTO, E. Moura; JUNIOR, C. Calil. Resistência mecânica de estruturas de madeira em situação de incêndio: proposta para a inclusão em anexo da NBR 7190. São Paulo, 2004.

RODRIGUES, M. Santinho. Estruturas de madeiras I. Cuiabá:

UFMG - Departamento de Engenharia Civil, 2000.

ROSA, J. Perilo. Estruturas de madeira I. Notas de Aula, Belém do Pará: UFPA - Departamento de Estruturas, 1999.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

ISSN: 2596-1284


      

 Classificação de Periódicos Quadrieno 2017-2020: B4