CONCRETO DE ALTO DESEMPENHO (CAD)

Vencislau Manuel QUISSANGA, Fabiano PIMENTEL

Resumo


Nos dias de hoje, o uso do Concreto de Alto Desempenho, vem para suprir, a demanda por estruturas duráveis, e não apenas que atendam às necessidades do presente. Entende-se por estrutura durável aquela que resiste com segurança às solicitações externas na sua combinação mais desfavorável, porém com desempenho de serviço acima do mínimo. Este trabalho tem como base o estudo do concreto de alto desempenho– CAD, tratando de mostrar as características principais: elevada resistência mecânica e excelente durabilidade, obtidas com utilização de baixas relações água/cimento, representando a diferença do concreto convencional. Atribui-se o desenvolvimento desta tecnologia com a utilização de dois novos materiais na dosagem dos concretos: as adições minerais (sílica ativa) e os aditivos superplastificantes. Nesse sentido, esse trabalho visa contribuir na avaliação do comportamento do CAD produzido a partir dos materiais disponíveis em qualquer região. Partindo-se da hipótese que a quantidade de superplastificante adicionada à mistura pode alterar a resistência a compressão do CAD. Os concretos foram produzidos com mesmo traço, porém com diferentes relações água/cimento.

Texto completo:

PDF

Referências


AÏTCIN, P. C. Concreto de Alto Desempenho. São Paulo: Pini, 2000.

AMERICAN CONCRETE INSTITUTE. ACI-211-3R-02. Guide for Selecting Proportions for No- Slump concrete. Detroit, 2009.

__________. ACI-363R-92. State-of-art report on high strength concrete. Detroit, 1992.

__________. NBR 6118: Projeto e execução de obras de concreto armado. Rio de Janeiro, 2007.

__________. NBR 8953: Concretos para fins estruturais – Classificação pela massa específica, por grupos de resistência e consistência. Rio de Janeiro, 2009.

BACCIN, A.G.C.; PINHEIRO, L.M.. Propriedades mecânicas do concreto de alto desempenho para aplicação em edifícios. In: REUNIÃO DO IBRACON, 39., São Paulo, 1997. v.2, p.687-700.

CARVALHO, Roberto Chust; FIGUEIREDO FILHO, Jasson Rodrigues de. Cálculo e detalhamento de estruturas usuais de concreto armado: segundo a NBR 6118: 2014. Ciência Moderna, 2014.

CORDEIRO, Guilherme Chagas. Concreto de alto desempenho com metacaulinita. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual do Norte Fluminense. Centro de Ciência e Tecnologia. Laboratório de Engenharia Civil. Campos dos Goytacazes, RJ, 2001.

ELCONSTRUCTORCIVIL. Estructura del Concreto. Disponível em: . 2014

FERREIRA, Rui Miguel. Avaliação dos ensaios de durabilidade do betão.2000. 246 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Escola de Engenharia, Universidade do Minho, Braga, 2000.

MEHTA, P., K.; MONTEIRO, P., J., M. Concreto: Estrutura, propriedades e Materiais. São Paulo, Pini, 1994.

NEVILLE, A. M.; BROOKS, J. J. Tecnologia do concreto. 2ª ed. Porto Alegre, Bookman, 2013.

SOBRADINHO NOTÍCIAS. Barragem Hidrelétrica. Disponível em: . 2016


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

ISSN: 2596-1284


      

 Classificação de Periódicos Quadrieno 2017-2020: B4