IDENTIFICAÇÃO DO TIPO DE MATERIAL POR SISTEMA DE VIBRAÇÃO EM BARRA FIXA-FIXA

Flavio Maldonado BENTES

Resumo


Este trabalho se resume na elaboração de um modelo de vibração composto de um sistema em barra fixa-fixa, com geometria especificada e com carga na sua parte central, de tal forma que seja possível determinar o módulo de elasticidade e, consequentemente, o tipo de material, a partir de simulações realizadas. Espera-se introduzir, a partir de conceitos de resistência dos materiais e vibrações mecânicas, uma metodologia que possa ser utilizada para melhor identificação de materiais.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Thales Novaes. Aspectos Sociais e Tecnológicos das atividades de inovação. Lua Nova, São Paulo, 66: 139-166, 2006.

BEER, Ferdinand P.; E. JOHNSTON, Russell Jr., DEWOLF, John T.; MAZUREK, David. F.. Mecânica dos Materiais. 7. ed. McGraw-Hill, 2015.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. (Trad. de Roneide Majer). São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CISMAS,IU, Cornélio. Notas de vibrações mecânicas. Capítulo 6. Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia. Portugal, 2009.

CORREIA, A. A. Dinâmica. Vibrações de sistemas com um grau de liberdade. Instituto Superior Técnico de Lisboa. Portugal, 2007.

GUANABARA, Matheus Kerkhoff. Tabalho de conclusão de curso de engenharia civil. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto alegre, 2010.

LATOUR, Bruno Aramis ou l´amour des techniques. Paris: La Découverte, 1992.

LINDBECK, John R. Product Design and Manufacture. EUA: Prentice Hall, 1995. 392.

MACHADO, Flávia Gandra. Estudo do comportamento de fundações submetidas a vibrações de máquinas. Dissertação (mestrado em engenharia civil). UFRJ/ COPPE/ Programa de Engenharia Civil, 2010.

MACIEL, Maria Lúcia. O milagre italiano: Caos, crise e criatividade. Brasília: Paralelo 15, 1996.

MARTINS, Hermínio (Org.). Dilemas da civilização tecnológica. Lisboa: ICS, 2003.

NICOLETTI, Renato Silva; PRESOTO, Adilson Eduardo. Equacionamento do método dos elementos finitos através da álgebra linear e suas aplicações na análise estrutural. Revista Brasileira de Iniciação Científica. v. 5, n.3, p. 96-129, abr./jun. Itapetininga. Brasil, 2018.

PARREIRA, Rui Manuel Ribeiro. Dissertação de mestrado em Estatística e Gestão de Informação. Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação da Universidade Nova de Lisboa. Portugal, 2009.

PICCOLLI, Humberto Camargo. Mecânica das Vibrações. Unidade 1 – Introdução ao estudo de vibrações. Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Departamento de Materiais e Construção. Disponível em: http://www.roltechengenharia.com/pdfs/aula_vibracao_1.pdf. Último acesso em 03 de julho de 2010.

RAO, Singiresu. Vibrações Mecânicas. São Paulo: Pearson, 2014. 424p.

SCHELESKI, Samuel. Seleção de materiais no projeto de máquinas agrícolas. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-graduação em engenharia mecânica. Faculdade de engenharia e arquitetura. Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo, 2014.

TRIGUEIRO, Michelangelo Giotto. O clone de Prometeu. Brasília: UnB, 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

ISSN: 2596-1284


      

 Classificação de Periódicos Quadrieno 2017-2020: B4