OTIMIZAÇÃO DO LEAD TIME E REDUÇÃO DO DESPERDÍCIO NA LOGÍSTICA INTERNA DE UMA EMPRESA DE GRANDE PORTE: ESTUDO DE CASO EM UMA MINERADORA NA CIDADE DE SÃO LUÍS-MA

Ramon Luigi Santos RODRIGUES, Éfrem de Aguiar MARANHÃO FILHO, Carlos César Correia ARANHA JÚNIOR, Patrício Moreira de ARAÚJO FILHO

Resumo


A logística interna tem chamado cada vez mais atenção das organizações na tentativa de reduzir o tempo total dos processos produtivos, visando atender cada vez melhor o cliente externo. Pensando nisto, neste trabalho se desenvolveu um estudo de caso em uma empresa multinacional analisando seu sistema de mobilidade interna visando otimizar o lead time no processo de transporte de funcionários de um posto de trabalho ao outro, bem como reduzir o desperdício dos recursos disponíveis para a atividade, com o objetivo de propor um novo sistema de logística interna para a empresa, a fim de solucionar as dores relatadas pelos usuários através de métodos quantitativos e qualitativos, para que o problema fosse validado, posteriormente solucionado e finalizado com a construção de um protótipo, gerando dados para as análises desta pesquisa. O desenvolvimento do novo sistema de mobilidade da organização resultou na diminuição do tempo médio de espera, além da flexibilidade no fluxo de informações para com os usuários, proporcionando a potencialização da produtividade média e a redução de custos operacionais.

Texto completo:

PDF

Referências


BALLOU, R.H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos – Planejamento, organização e logística empresarial. 4ª Edição. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.

BOWERSOX, D.J.,CLOSS D.J. Logistical Management: The integrated supply chain process, McGraw-Hill, EUA, 1996.

CORRÊA, HENRIQUE L. Administração de Produção e Operações: manufatura e serviços: uma abordagem estratégica/ Henrique L. Corrêa, Carlos A. Corrêa – 4ª Ed. São Paulo: Atlas 2017.

GHINATO, P. Sistema Toyota de Produção: mais do que simplesmente Just-In-Time. Revista Produção, V.5, N.2, Belo Horizonte, Brasil, 1995.

HOLLAND, J. H. Adaptation in natural and artificial systems: an introductory analysis with applications to biology, control, and artificial intelligence. 1st MIT Press ed ed. Cambridge, Mass: MIT Press. 1992.

LOBO, R.N. Gestão da Qualidade. 1ª Edição. São Paulo: Érica, 2010.

Lucas, D. C. Algoritmos Genéticos: Uma Introdução. Apostila referente a disciplina de Inteligência Computacional, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil, 2002.

MONDEN, Y. Sistema Toyota de Produção. São Paulo: IMAM, 1984.

TUBINO, D. F. Manual de Planejamento e Controle da Produção. São Paulo: Atlas, 2000.

Manual de Metodologia Científica. 2ª Edição. Iles/Ulbra Itumbiara, 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

ISSN: 2596-1284


      

 Classificação de Periódicos Quadrieno 2017-2020: B4