Virtù Virtù: Direito e Humanismo http://icesp.br/revistas-eletronicas/index.php/Virtu

Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Jurídica Virtù: Direito e Humanismo recebe permanentemente manuscritos redigidos em português, espanhol ou inglês, na forma de artigos ou resenhas, para a composição de suas edições quadrimestrais, desde 2011, ano de sua criação.

As submissões enviadas à revista são apreciadas pelo Editor e por pareceristas, por processo de avaliação cega por pares. 

Virtù: Direito e Humanismo se reserva o direito de introduzir pequenas alterações na redação dos originais, com o objetivo de manter a homogeneidade editorial e o padrão de qualidade das contribuições, respeitando-se, sempre, a abordagem de mérito, o estilo redacional, a metodologia científica e a liberdade de expressão dos autores.

A revista é de acesso aberto, com ênfase nas temtáticas afetas às ciências sociais aplicadas, especialmente na área do Direito, sem perder de vista a sua essência multidisciplinar, tendo por escopo difundir a produção científica e proporcionar a reflexão sobre temas que compõem a sua linha editorial.

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A publicação pela Revista Jurídica Virtù: Direito e Humanismo passa por processo de revisão especializada (peer review). O editor realiza a revisão inicial das submissões quanto aos padrões mínimos em atendimento às normas requeridas para envio dos originais, bem como quanto à presença de plagiarismo. A seguir, os manuscritos são encaminhados a dois revisores especialistas na área pertinente, observado o método duplo-cego. Após receber ambos os pareceres, passa-se à avaliação e decisão pela aceitação dos manuscritos, a considerar as seguintes possibilidades: sem modificações, pela recusa ou pela devolução ao(s) autore(s) com as sugestões ou indicações de modificações ou complementos. Conforme a necessidade, determinados manuscritos podem retornar várias vezes ao(s) autor(es) para esclarecimentos e, a qualquer momento, poderão ter sua recusa determinada, sem afastar a prerrogativa do editor quanto à possibilidade de aceitação de manuscritos, inclusive em casos de situações especiais, dentre as quais projetos especiais de publicação e trabalhos decorrentes de processos de pesquisa científica realizados no âmbito da instituição de ensino, sob a forma de incentivo à difusão do conhecimento.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...