Liderança e inovação educativa
Resumo
Resumo: Para que uma escola tenha um bom desempenho, espera-se que os seus docentes e discentes se encontrem motivados e ao mesmo tempo satisfeitos com o seu trabalho. Contudo, para esta situação ser possível, será importante ter em atenção alguns aspetos que podem influenciar um contexto favorável a esse nível, tais como o estilo de liderança adotado pelos diretores de escola e o seu impacto no clima organizacional escolar. Este impacto irá influenciar a adoção de medidas que fomentam a inovação educativa no sistema escolar. O objetivo deste estudo é perceber a relação existente entre a figura do diretor escolar e a sua influência no clima organizacional/motivacional das instituições escolares e consequente impacto na inovação educativa. Recorreu-se à metodologia PRISMA, cumprindo com as indicações referidas por Correia e Sá, que citam Galvão, Pansani e Harrad (2015), onde se procurou estudar artigos publicados, trabalhos de mestrado e doutorais. Para a revisão bibliográfica, procedeu-se à identificação dos autores recorrendo-se às bases de dados Wos (web of science), Scopus e RCAAP. Para a identificação dos estudos explorou-se a base de dados Google Scholar. Após a pesquisa e aplicados os critérios de elegibilidade por nós definidos, foram selecionados 5 estudos como amostra para o nosso trabalho. Concluiu-se haver uma influência da liderança no clima organizacional/motivacional das instituições escolares e consequente impacto na inovação educativa das escolas. Conseguiu-se verificar que com lideranças mais transformacionais e permissivas à participação, o clima organizacional sai favorecido, pelo que o os conceitos liderança, motivação e inovação educativa estão intimamente relacionados.
Palavras-Chave: Liderança; clima organizacional; motivação; diretor escolar; inovação educativa.
Texto completo:
PDFReferências
Allen, S. J., Middlebrooks, A. (2013). The challenge of educating leadership expertise. Journal of Leadership Studies, 6, 84-89.
Al-Sada, M., Al-Esmael, B., & Faisal, M. N. (2017). Influence of organizational culture and leadership style on employee satisfaction, commitment and motivation in the educational sector in Qatar. EuroMed Journal of Business, 12(2), 163–188.
Amabile, T. M., Hill, K. G., Hennessey, B. A., & Tighe, E. M. (1994). The Work Preference Inventory: Assessing Intrinsic and Extrinsic Motivational Orientations. Journal of Personality and Social Psychology, 66(5), 950–967.
Ambrose, M. L., & Kulik, C. T. (1999). Old friends, new faces: Motivation research in the 1990s. In Journal of Management (Vol. 25).
Amburgey, W. O. D. (2005). An Analysis of the Relationship Between Job Satisfaction, Organizational Culture, and Perceived Leadership Characteristics. Dissertation Submitted the Degree of Doctor of Education.
Ampofo, E. T. (2020). Mediation effects of job satisfaction and work engagement on the relationship between organisational embeddedness and affective commitment among frontline employees of star–rated hotels in Accra. Journal of Hospitality and Tourism Management, 44(April), 253–262.
Antonioli, D., Nicolli, F., Ramaciotti, L., & Rizzo, U. (2016). The Effect of Intrinsic and Extrinsic Motivations on Academics’ Entrepreneurial Intention. Administrative Sciences, 6(4), 15.
Araújo, F. e Alves, J. (2021). Inovação educativa, práticas de liderança e Tecnologias. Atas / Anais do Encontro Cultura Digital e Educação na década de 20. Dias 14 e 15 maio. Setúbal: Campus do IPS. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.
Asad-khan, M., Yusoff, R., Hussain, A., & Binti-Ismail, F. (2019). The Mediating Effect of Job Satisfaction on the Relationship of HR Practices and Employee Job Performance: Empirical Evidence from Higher Education Sector. International Journal of Organizational Leadership, 8, 78–94.
Avolio, B. J., & Bass, B. M. (1995). Impact of transformational leadership on follower development and performance: A field experiment. The Leadership Quarterly, 6(2), 199–218.
Avolio, B. J., Zhu, W., Koh, W., & Bhatia, P. (2004). Transformational leadership and organizational commitment: Mediating role of psychological empowerment and moderating role of structural distance. Journal of Organizational Behavior, 25(8), 951–968.
Balanskat, A., Blamire, R. & Kefala, S. ( 2006).The ICT Impact Report. A review of studies of ICT impact on schools in Europe. Disponível on line em http://ec.europa.eu/education/doc/reports/doc/ictimpact.pdf .
Barbuto, J. E. (2005). Motivation and Transactional, Charismatic, and Transformational Leadership: A Test of Antecedents. Journal of Leadership & Organizational Studies, 11(4), 26–40.
Barracho, C. & Martins, C (2010). Liderança e Género. Lisboa: Edições Sílabo.
Barreto, Â. T. (2009). Liderança Transformacional na Escola - Estudo de caso sobre o presidente de um Agrupamento. Tese de Mestrado, Universidade de Aveiro: http://ria.ua.pt/bitstream/10773/1037/1/2009001318.pdf.
Bartsch, S., Weber, E., Büttgen, M., & Huber, A. (2020). Leadership matters in crisis-induced digital transformation: how to lead service employees effectively during the COVID-19 pandemic. Journal of Service Management.
Bass, B. M. & Avolio, B. J. (2004). MLQ Multifactor Leadership Questionnaire. Redwood City: Mind Garden.
Bass, B. M. (1990). Bass & Stogdill’s – Handbook of leadership. Theory, research, and managerial application. New York: The Free Press.
Batista, N., Kilimnik, Z., & Neto, M. (2016). Influência dos estilos de liderança na satisfação no trabalho: um estudo em uma entidade de fins não econômicos. Navus: Revista de Gestão e Tecnologia, 6(3), 24–39.
Bigliardi, B., Dormio, A. I., Galati, F., & Schiuma, G. (2012). The impact of organizational culture on the job satisfaction of knowledge workers. Vine, 42(1), 36–51.
Bolívar, A. (2003). Como melhorar as Escolas: Estratégias e dinâmicas de melhoria das práticas educativas. Porto: ASA Editores, S.A.
Bolívar, A. (2012). Melhorar os processos e os resultados educativos. V. N. Gaia: Fundação Manuel Leão.
Carvalho, G. (2018). A direção escolar na constituição da subjetividade social favorecedora da inovação. Universidade de brasília. Faculdade de educação. Programa de pós graduação em educação. Brasília: UB.
Castanheira, Patrícia & Costa, Jorge A. (2007). Lideranças Transformacional, Transaccional e Laissez-Faire: Um Estudo exploratório sobre os Gestores Escolares com Base no MLQ. In M.S. Jesus & C.N. Fino (Org.). Porto: Edições ASA.
Chipunza, C., & Matsumunyane, L. L. (2018). Motivation sources and leadership styles among middle managers at a South African university. SA Journal of Human Resource Management, 16, 1–13.
Correia, P., Sá, S. (2021). Liderança do Diretor Escolar e a sua relação com o Clima Organizacional. Revista multidisciplinar “Humanidades e Tecnologias (FINOM). Faculdade do Noroeste de Minas. Jan/mar. ISSBN: 1809-1628.
Dartey-Baah, K., Quartey, S. H., & Adotey, A. (2020). Examining transformational and transactional leadership styles and safety citizenship behaviors in the power distribution sector: evidence from Ghana. International Journal of Energy Sector Management.
Dean, P. e Leinonen, T. (2003). ITCOLE final report. Technical Report. IST-2000-26249, European Commission, ITCOLE Project.
Deci, E. L. (1972). The effects of contingent and noncontingent rewards and controls on intrinsic motivation. Organizational Behavior and Human Performance, 8(2), 217–229.
Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, atualizado pelo Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de junho.
Dirani, K. M., Abadi, M., Alizadeh, A., Barhate, B., Garza, R. C., Gunasekara, N., … Majzun, Z. (2020). Leadership competencies and the essential role of human resource development in times of crisis: a response to Covid-19 pandemic. Human Resource Development International, 00(00), 1–15.
Dobre, O. (2013). Employee motivation and organizational performance. Review of Applied Socio-Economic Research, 5(1), 53–60.
Domingos, B. (2020). Ética e valores na gestão escolar. Um estudo na escola de 2ºciclo de ensino secundário em Moçâmedes -Angola. Dissertação de Doutoramento em Ciências da Educação. -Instituto de Investigação e formação avançada. Programa de Doutoramento em Ciências da Educação. Évora: Universidade de Évora.
Dubbelt, L., Demerouti, E., & Rispens, S. (2019). The value of job crafting for work engagement, task performance, and career satisfaction: longitudinal and quasi-experimental evidence. European Journal of Work and Organizational Psychology, 28(3), 300–314.
Dvir, T., Eden, D., Avolio, B. J., & Shamir, B. (2002). Impact of transformational leadership on follower development and performance: A field experiment. Academy of Management Journal, 45(4), 735–744.
Ehrnrooth, M., Barner-Rasmussen, W., Koveshnikov, A., & Törnroos, M. (2020). A new look at the relationships between transformational leadership and employee attitudes—Does a high-performance work system substitute and/or enhance these relationships? Human Resource Management, 1–22.
Engelbrecht, A., & Samuel, O. M. (2019). The effect of transformational leadership on intention to quit through perceived organisational support, organisational justice and trust. South African Journal of Economic and Management Sciences, 22(1), 1–8.
Felstead, A., Gallie, D., Green, F., & Inanc, H. (2015). Fits, misfits and interactions: Learning at work, job satisfaction and job-related well-being. Human Resource Management Journal, 25(3), 294–310.
Ferreira, I. (2017). As lideranças intermédias em contextos de Mudança: estudo de caso. Doutoramento em Educação na área de especialização de Liderança Educacional. Universidade Aberta.
Fiedler, F. E. (1970). Leadership experience and leader performance-another hypothesis shot to hell. Organizational Behavior and Human Performance, 5(1), 1–14.
Friedman, T. (2009). O mundo é plano. Uma história breve do século XXI. Lisboa:
Fullan, M. (2003). Liderar numa cultura de mudança, 1ª ed, Porto: Edições ASA.
Galvao, T., Souza, T., Pansani, A. E Harrad, D. (2015). Principais itens para relatar Revisões sistemáticas e Meta-análises: A recomendação PRISMA. Epidemiol. Serv. Saúde. Brasília: 24(2): abr-jun. 24. 10.5123/S1679-49742015000200017.
Glaz, V. N., Glaz, Y. A., Rusetskaya, E. A., & Zhuravleva, N. V. (2017). The Improvement of Labor Activity Motivation of Workers in the Process of Their Socialization in the Organization: The Influence of Organizational Culture. Journal of History Culture and Art Research, 6(6), 244.
Gonçalves, E. et Pascoeiro, E. Pimentel, T. (2018).. Perceções dos atores escolares sobre o planeamento local da educação no contexto da descentralização. X Congresso Português de Sociologia. Na era da “pós-verdade”? Esfera pública, cidadania e qualidade da democracia no Portugal contemporâneo. Covilhã, 10 a 12 de julho.
Grint, K. (2020). Leadership, management and command in the time of the Coronavirus. Leadership, 16(3), 314–319.
Gross, S.E; Friedman, H.M. (2004) Creating an effective total reward strategy: holistic approach better support business success. Ben. Quart. 3rd Q., v. 20, n. 3, p. 7-12, 2004.
Hofstede, G. (1980). Motivation. Leadership and Organization: Do American Theories Apply Abroad? Organizational Dynamics, pp. 42–63.
Hopkins, D. (2008). Hacia una Buena escuela. Experiencias y lecciones. Santiago de Chile: Fundación Chile.
Huynh, T. N., & Hua, N. T. A. (2020). The relationship between task-oriented leadership style, psychological capital, job satisfaction and organizational commitment: evidence from Vietnamese small and medium-sized enterprises. Journal of Advances in Management Research, 17(4), 583–604.
Jesus, P. e Alves, M. (2017). Inovação pedagógica, formação de professores e melhoria da escola (estudo de caso). Educação, territórios e desenvolvimento humano: atas do iii seminário internacional. Porto: Universidade Católica Portuguesa.
Jesus, P. e Alves, M. (2020). As metamorfoses da avaliação. IV simpósio barcelona | educação. Porto: Faculdade de Educação e Psicologia.
Johnson, D.,& Johnson, R. (2004). Cooperation and use of technology. In D. Jonassen Jung, D. I., & Avolio, B. J. (2000). Opening the black box: An experimental investigation of the mediating effects of trust and value congruence on transformational and transactional leadership. Journal of Organizational Behavior, 21(8), 949–964.
Kanat-Maymon, Y., Elimelech, M., & Roth, G. (2020). Work motivations as antecedents and outcomes of leadership: Integrating self-determination theory and the full range leadership theory. European Management Journal, 38(4), 555–564.
Kanfer, R. (1990). Motivational theory and industrial psychology. In M. D. Dunnette & L. M. Hough (Eds.), Handbook of industrial and organizational psychology (2nd ed., pp. 75–170). Palo Alto, CA, Consulting Psychologists Press.
Klopotan, I., Mjeda, T., & Kurečić, P. (2018). Exploring the Motivation of Employees in a Firm: A Case-Study. Business Systems Research, 9(1), 151–160.
Kuhnert, K. W. (1994). Transforming leadership: Developing people through delegation. 12(4), 18–20. Retrieved from https://www.semanticscholar.org/paper/Transforming-leadership%3A-Developing-people-through-Kuhnert/2ede1af7440a03379a44b6270429528c8360ec0d
Lee, J. E., Almanza, B. A., Jang, S. C., Nelson, D. C., & Ghiselli, R. F. (2013). Does transformational leadership style influence employees’ attitudes toward food safety practices? International Journal of Hospitality Management, 33(1), 282–293.
Leitão, M. (2020). Determinantes da motivação e da satisfação no trabalho - aplicação ao setor têxtil do concelho de Marco de Canaveses. Dissertação de Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais. Universidade de Trás os Montes e Alto Douro.
Lindner, R. (1998). Understanding Employee Motivation. Journal of Extension, v36 n3 Jun. ERIC. ISSN: ISSN-1077-5315.
Małota, W. (2017). Motivational Factors to be a Mentor in Formal Mentoring in Organisations. The Role of Intrinsic and Extrinsic Motivation in the Propensity to Mentor. Journal of Management and Business Administration. Central Europe, 25(4), 119–143.
Martono, S., Khoiruddin, M., & Wulansari, N. A. (2018). Remuneration reward management system as a. International Journal of Business and Society, 19, 535–545.
Marx, R., Soares, J. P., & Barros, L. (2016). Organizational context variables to be considered in the reward system design oriented to product innovation. Review of Business Management, 18(60), 267–289. https://doi.org/10.7819/rbgn.v18i60.2822
McCormack, A. (2010). The e-Skills Manifesto. A call to arms. Bruxelas: European
Mendes, A. (2017). A liderança na promoção e implementação da mudança e inovação educativa – o caso de uma escola secundária situada na cova da beira. Mestrado em Administração e Gestão Educacional. Universidade Aberta.
Paais, M., & Pattiruhu, J. R. (2020). Effect of Motivation, Leadership, and Organizational Culture on Satisfaction and Employee Performance. Journal of Asian Finance, Economics and Business, 7(8), 577–588.
Pang, K., & Lu, C.-S. (2018). Organizational motivation, employee job satisfaction and organizational performance. Maritime Business Review, 3(1), 36–52.
Pawirosumarto, S., Sarjana, P. K., & Gunawan, R. (2017). The effect of work environment, leadership style, and organizational culture towards job satisfaction and its implication towards employee performance in Parador hotels and resorts, Indonesia. International Journal of Law and Management, 59(6), 1337–1358.
Pedró, F. (2018). Tendencias internacionales en innovación educativa: reto y oportunidades. In Rey, F. & Jabonero, M. (Coords.). Sistemas Educativos Decentes (pp. 71-99). Madrid: Fundación Santillana.
Pedro, N., & Piedade, J. (2012). Integração educativa das tecnologias: A relevância dos líderes (diretores) escolares. Actas Do II Congresso Internacional TIC e Educação – Em Direção à Educação 2.0.
Pereira, D. (2007). Nova educação na nova ciência para a nova sociedade. Porto: Atual Editora.
Perrenoud, P. (1995). Ofício de aluno e sentido do trabalho escolar. Porto : Porto Editora.
Puni, A., Mohammed, I., & Asamoah, E. (2018). Transformational leadership and job satisfaction: the moderating effect of contingent reward. Leadership and Organization Development Journal, 39(4), 522–537.
Ribeiro, E. (2018). Aprendizagem colaborativa e desenvolvimento profissional docente: um estudo numa escola secundária. Dissertação de Mestrado. Mestrado em Ciências da Educação: Área de Especialização em Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa. Instituto de Educação. Braga: Universidade do Minho.
Robbins, SP. (2002). Comportamento Organizacional. São Paulo: Editora Pearson.
Rose, M. (2001). Disparate measures in the workplace. Quantifying overall job satisfaction. Paper Presented at the 2001 BHPS Research Conference, Colchester, (July), 5–7.
Rubens, Wilfred & Dean, P. & Leinonen, et al. (2003). Innovative technologies for collaborative learning. In www.euro-cscl.org.
Sacazanga, G. (2019). A liderança em contexto educativo: um estudo no Instituto Médio de Administração e Gestão da Catumbela, Angola. Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão da Educação. Porto: Universidade Portucalense.
Sajjad, M., Riaz, A., Orangzab;, Chani, M., & Hussain, R. (2020). Innovations in human resources management: mediating role of intrinsic motivation Marketing and Management of Innovations, (1), 110–120.
Sawhney, G. (2016). Examining Attitudes, Norms, and Control Toward Safety Behaviors as Mediators in the Leadership-Safety Motivation Relationship. Journal of Business and Psychology, 117.
Shamim, S., Cang, S., & Yu, H. (2019). Impact of knowledge oriented leadership on knowledge management behaviour through employee work attitudes. International Journal of Human Resource Management, 30(16), 2387–2417.
Silva, F. (2018). “As lideranças intermédias na escola portuguesa de díli - inovação e desafios”. Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional. Dili: Universidade Aberta.
Silva, J. M. (2018). Líderes e lideranças em escolas portuguesas. Trajectos individuais e impactos organizacionais. Facultad de Educación - Departamento de Ciencias de la Educación, Universidad de Extremadura.
Silva, P., Nunes, S., & Andrade, D. (2019). Managers’ leadership style and the commitment of their team members: associating concepts in search of possible relations. Review Of Business Management, 21(2), 291–311.
Teixeira, C. (2011). Perceções sobre a Liderança, Clima Escolar e Participação Docente numa Escola Secundária da Região Autónoma dos Açores (Dissertação de Mestrado), Universidade de Coimbra.
Turner, A. (2017). How does intrinsic and extrinsic motivation drive performance culture in organizations? Cogent Education, 4(1), 1–5.
Tuzovic, S., & Kabadayi, S. (2020). The influence of social distancing on employee well-being: a conceptual framework and research agenda. Journal of Service Management. Universidade do Porto.
Wang, Z., Xu, S., Sun, Y., & Liu, Y. (2019). Transformational leadership and employee voice: an affective perspective. Frontiers of Business Research in China, 13(1).
Werner, A., Bagraim, J., Cunningham, P., Potgieter, T., and Viedge, C. (2017). Organisational behaviour: A contemporary South African perspective (4th ed.). Pretoria: Van Schaik.
Wright, B. E. (2004). The Role of Work Context in Work Motivation: A Public Sector Application of Goal and Social Cognitive Theories. Journal of Public Administration Research and Theory, 14(1), 59–78.
Yammarino, F. J., Spangler, W. D., & Dubinsky, A. J. (1998). Transformational and contingent reward leadership: Individual, dyad, and group levels of analysis. Leadership Quarterly, 9(1), 27–54.
Yukl, G. (2010). Leadership in organizations (77th ed’n.) Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall.
Apontamentos
- Não há apontamentos.