Ensino e aprendizagem da leitura pelos gêneros do discurso: Contextos e possibilidades
Resumo
Resumo: Este estudo discute contribuições do princípio dos gêneros do discurso como um convite para levar as tecnologias digitais para as salas de aula na escola como caminhos de fomento para um ensino e aprendizagem da língua materna de maneira dialógica. Faz-se um estudo de revisão bibliográfica de cunho exploratório descritivo/explicativo (GIL, 2017) de Bakhtin (2016; 2006; 2000) no que se refere aos gêneros do discurso e à dialogia da linguagem. Constata-se da discussão que os princípios dos gêneros do discurso podem alcançar importantes reflexões sobre o entendimento e a apropriação dos gêneros do discurso no ensino da língua materna na escola.
Palavras-chave: gêneros do discurso, ensino e aprendizagem da língua (gem), criações da linguagem.
Texto completo:
PDFReferências
AGÊNCIA BRASIL. (2021). Mais de 5 milhões de crianças e adolescentes ficaram sem aulas em 2020: Suspensão de aulas presenciais foi uma das causas. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2021-04/mais-de-5-milhoes-de-criancas-e-adolescentes-ficaram-sem-aulas-em-2020. Acesso out. 2022.
ALVES, Maria de Fátima. O ensino de leitura na escola. Resultados e perspectivas. (2012). Revista Letr@ Viv@ v. 11, n. 1, / UFPB – DLEM/ISSN 1517-3100 / p. 46-54. Disponível em:< https://periodicos.ufpb.br/index.php/lv/article/view/15313 >. Acesso em: 17 jan. 2018.
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Os gêneros do discurso. Org., trad., posfácio e notas de Paulo Bezerra; notas da edição russa de Serguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016.
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2006.
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Estética da criação verbal. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
BERNARDINO, Maria Cleide Rodrigues. O ensino da leitura e a leitura no ensino: reflexão sobre as práticas de leitura nos professores de língua portuguesa de escolas da rede municipal de Juazeiro do Norte – CE, 2017. Disponível em: . Acesso em: 8 set. 2017.
BRASIL. Inep- Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira-. Censo da educação básica 2020: resumo técnico [recurso eletrônico] – Brasília: Inep, 2021. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_escolar_2020.pdf. Acesso ot. 2022.
BRASIL. Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Inep divulga dados inéditos sobre fluxo escolar na educação básica. 2017. Disponível em: . Acesso em: 25 fev. 2018.
COSCARELLI, Carla Viana. Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se complementam. 51. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
GOMES, Cândido Alberto da Costa. Adolescência e feminilidade no Anexo Secreto. Todas as Artes. Revista Luso-brasileira de Artes e Cultura ¡ Porto ¡ Vol. 3, n.º 2, 2020 ¡ pp. 85-98 ¡ ISSN 2184- 3805 ¡ DOI: 10.21747/21843805/tav3n2a6. Disponível em: https://ojs.letras.up.pt/index.php/taa/article/view/10254. Acesso out. 2022.
GOULART, Cecília. Letramento e novas tecnologias: questões para a prática pedagógica. (2ª ed. ) In: Coscarelli, Carla Viana & Ribeiro, Ana Elisa. (Orgs.). Letramento digital. Aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2007. p. 40-58.
MATTOS, Cristiano Rodrigues de. Livro didático na atividade educacional: a parte ou o todo?. In: Nilson Marcos Dias Garcia; Milton Antonio Auth; Eduardo Kojy Takahashi. (Org.). Enfrentamentos do ensino de física na sociedade contemporânea. 1ed.São Paulo: LF Editorial, 2016, v. 1, p. 103-120.
NÓVOA, António. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, e84910, 2019. Recuperado de .
RAMINHO, Edney Gomes. Diálogo e dialogicidade: condução para o ensino da leitura como fenômeno transdisciplinar. 2019. 240 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
RAMINHO, Edney Gomes; SILVA, Maria Cristina Mesquita da; BRITO, Renato de Oliveira. A formação inicial de professores e o ensino de língua materna: Contextos contemporâneos. Educação, Sociedade & Culturas, (60). https://doi.org/10.24840/esc.vi60.365, 2021.
SILVA, Maria Cristina Mesquita da; RAMINHO, Edney Gomes; BRITO, Renato de Oliveira. A formação docente e o ensino de língua materna nos anos finais do ensino fundamental. Jornal de Políticas Educacionais. V. 15, e81155. Outubro de 2021.
Apontamentos
- Não há apontamentos.