ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES: LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

CÁTIA VENEZIANO PITOMBEIRA, Luiz Fernando Santos Costa

Resumo


Este estudo é parte integrante do Programa Residência Pedagógica e tem como objetivo principal enriquecer a formação dos residentes da graduação de Letras Inglês, bem como fomentar o desenvolvimento contínuo dos professores do ensino básico, denominados preceptores. A pesquisa foca na implementação de estratégias pedagógicas ativas no contexto escolar, proporcionando aos participantes uma experiência reflexiva acerca da prática pedagógica. Propõe-se a adoção do Letramento Racial Crítico (LRC) (Ferreira, 2014, 2015) (Skerrett, 2011), como ferramenta didática inovadora, motivada por um incidente de violência racial vivenciado pelo professor preceptor. Utilizando métodos de autoetnografia (Ellis, 2004, 2016) (Pardo, 2019) e análise reflexiva, o estudo se apoia em teorias de LRC, diversidade cultural e normativas educacionais para promover uma educação antirracista. Analisa-se a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2017) e as leis 10.639/03 e 11.645/08, juntamente com a metodologia de ensino-aprendizagem de rotação por estações (Bacich, Tanzi Neto e Trevisani, 2015), visando sensibilizar os alunos para questões sociais e valorizar a diversidade. O estudo destaca a efetividade das metodologias ativas e do LRC na promoção da cidadania através da educação. Ressalta-se, ainda, a importância da atualização constante das metodologias de ensino para garantir um aprendizado significativo e contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade equitativa.


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