As práticas pedagógicas utilizadas no 4º ano do Ensino Fundamental em Ariquemes-RO

Carla Fernanda Themontes, Josué dos Santos Andreoth, Eliéte Zanelato

Resumo


O presente artigo analisou as práticas pedagógicas utilizadas por uma professora do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Ariquemes-RO, identificando as dificuldades e as possibilidades diante do contexto real em que ocorrem. Para alcançar tal objetivo, o trabalho foi fundamentado no Enfoque Histórico-Cultural (EHC), principalmente em autores como: Libâneo (2016), Vygotsky (1984), Davídov (1999) entre outros. Para a pesquisa empírica foram utilizados dois instrumentos de coleta de dados: o acompanhamento em sala de aula e a entrevista semiestruturada com a professora da turma. Ambos ocorreram de outubro a dezembro de 2022 durante a participação no Programa Residência Pedagógica. Foi possível constatar que a professora estima o planejamento e busca formas para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem, no entanto, há desafios a serem superados.

Texto completo:

PDF

Referências


DAVIDOV, V. V. O que é a atividade de estudo? Traduzido de Natchalnaia Shkola. Revista Escola Inicial, n. 7, 1999.

FRANCHI, Eglê. Pedagogia do alfabetizar letrando. São Paulo: Cortez Editora, 2012.

INSTITUTO CASAGRANDE. Estudos e pesquisas educacionais. Curitiba, 2022. Disponível em: http://alleanzabrasil.com.br. Acesso em: 09. Mar. 2023.

KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 8 ed. Pontes, Campinas, 2002.

LIBÂNEO, J. C. A aprendizagem escolar e a formação de professores na perspectiva da psicologia histórico-cultural e da teoria da atividade. Educar, Curitiba, n. 24, 2004, p. 113-147.

LIBÂNEO, José C. A didática e a aprendizagem do pensar e do aprender: a teoria histórico-cultural da atividade e a contribuição de Vasili Davydov. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 27, 2004.

LIBÂNEO, J. C. A teoria do ensino para o desenvolvimento humano e o planejamento de ensino. Goiânia: Educativa, 2016.

LIBÂNEO, J. C. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2005.

LIBÂNEO, José C.; FREITAS, Raquel A. M. M. Vasily Vasilyevich Davydov: a escola e a formação do pensamento teórico-científico. In: LONGAREZI, Andréa M.; PUENTES, Roberto V. (Org.). Ensino Desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. Uberlândia: EDUFU, 2013.

SCHMITZ, Egídio. Fundamentos da didática. 7ª Ed. São Leopoldo, RS: Editora Unisinos, 2000.

RUBTSOV, Vitaly. A atividade de aprendizado e os problemas referentes à formação do pensamento teórico dos escolares. In: Garnier, Catherine, Bednarz, Nadine, & Ulanovskaya, Irina. Após Vygotsky e Piaget: Perspectivas Social e Construtivista. Escolas russa e ocidental. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

SILVA, E.; LIBÂNEO, J. C. Atividade de estudo e desenvolvimento humano: a metodologia do duplo movimento no ensino. Obutchénie, Uberlândia, v. 5, n. 3, p. 702, 2021. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/59160/32201. Acesso em: 12 mar. 2023.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas. Madrid, ES: Visor Distribuciones. 2006. (Tomo IV).


Apontamentos

  • Não há apontamentos.