A importância do afeto na relação aluno/professor e no ensino aprendizagem

Zilda de Oliveira, Henrique López

Resumo


Resumo: A afetividade desempenha um papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem da educação básica, uma vez que a relação entre professor e aluno tem um impacto direto no conhecimento adquirido. No entanto, essa dimensão muitas vezes é negligenciada nas escolas, resultando em uma aprendizagem desconectada das experiências dos estudantes. O objetivo deste estudo é destacar a importância do afeto nesse processo, abrangendo o cotidiano do educador e do estudante no ambiente escolar, bem como as possíveis relações afetivas na sala de aula. Ao ingressar na escola, o aluno traz consigo uma bagagem de conhecimento materno que pode ter um impacto significativo nos seus aspectos cognitivos. A escola deve proporcionar ao aluno um ambiente que fomente a reflexão sobre a vida na totalidade, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência crítica e transformadora. A metodologia utilizada consistiu em uma revisão detalhada da literatura, com critérios específicos de seleção de fontes relevantes sobre afetividade na aprendizagem. A análise sistemática das informações coletadas visa identificar as melhores práticas para uma aprendizagem significativa. Espera-se que esse estudo contribua para uma compreensão mais aprofundada da importância da afetividade nas interações sociais e no processo de aprendizagem dos estudantes.

 

Palavras-chaves: Afetividade. Aprendizagem. Relação aluno e professor.


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