O Papel do Desenho na Alfabetização e Desenvolvimento Infantil: Uma Revisão de Literatura

Nilda Nilda Jaqueline Rodrigues de Oliveira

Resumo


Resumo: O presente artigo tem como objetivo relacionar a prática do desenho como recurso para a alfabetização na Educação Infantil, possibilitando que a criança analise e referencie as atividades cotidianas para a construção da aprendizagem. Utilizou-se uma metodologia qualitativa de revisão de literatura (Gonçalves, 2007), buscando-se artigos e estudos no Google Acadêmico e na SciELO com os seguintes descritores: Aprendizagem, Desenho, Linguagem e Criança. O desenho, como atividade lúdica, promove o desenvolvimento da linguagem e da escrita, possibilitando a construção de conceitos esse nciais ao processo de aprendizagem. Os resultados indicam que os traços gráficos representam a escrita ao longo da vivência da criança, sendo o desenho um contínuo processo de desenvolvimento da escrita e oralidade. A revisão da literatura demonstra que o desenho facilita a inclusão da criança no ambiente letrado, encorajando a construção de hipóteses sobre a escrita e a comunicação. Além disso, o desenho é identificado como uma linguagem significativa que auxilia no desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança. Conclui-se que o desenho deve ser explorado pedagogicamente, valorizando a imaginação e a capacidade criadora das crianças, promovendo uma alfabetização mais significativa e integrada.

 

Palavras-chave: Aprendizagem.  Desenho.  Linguagem. Criança.

 


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