A NEUROCIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Desafios e Oportunidades para o Atendimento de Crianças com TDAH

Evaldo Dantas da Silva Junior, Leopoldo Oscar Briones Salaza

Resumo


Resumo: Este artigo investiga a aplicação de conhecimentos neurocientíficos na educação infantil, com foco no atendimento de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O problema identificado é a lacuna entre os avanços da neurociência e sua tradução em práticas pedagógicas cotidianas. O objetivo do estudo foi analisar como os conhecimentos sobre o funcionamento cerebral e a neuroplasticidade estão sendo aplicados na educação infantil, bem como identificar barreiras e oportunidades para melhorar essas práticas. A metodologia utilizada baseia-se em uma pesquisa qualitativa de revisão de literatura, seguindo os princípios de análise profunda e interpretativa de Gonçalves (2007) e Marconi e Lakatos (2010). Foram revisados artigos científicos, teses e dissertações entre 2000 e 2015, buscando evidências sobre a eficácia das práticas pedagógicas informadas pela neurociência. Como resultado, o estudo identifica a falta de formação docente e a resistência institucional como principais obstáculos, mas também apresenta exemplos de sucesso na integração neurocientífica em práticas pedagógicas. O estudo conclui com recomendações para futuras pesquisas empíricas e a necessidade de políticas públicas que incentivem a formação interdisciplinar de educadores para a implementação eficaz desses conhecimentos.

 

Palavras-chave: TDAH. Neurociência.  Educação Infantil. Práticas Pedagógicas. Neuroplasticidade.

 


Texto completo:

PDF

Referências


GUERRA, L. B. O diálogo entre a neurociência e a educação: da euforia aos desafios e possibilidades. Belo Horizonte: UFMG, 2002.

GONÇALVES, M. C. S. O uso da metodologia qualitativa na construção do conhecimento científico. Ciências & Cognição, v. 10, p. 199-203, 2007.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

NOGARO, A.; FINK, M.; PITON, L. Práticas pedagógicas e a integração da neurociência na educação: desafios e perspectivas. Revista de Neurociência Aplicada à Educação, v. 8, n. 2, p. 45-58, 2015.

OLIVEIRA, Gilberto Gonçalves de. Neurociência e os processos educativos: Um saber necessário na formação de professores. Dissertação (mestrado) – Universidade de Uberaba. Programa de Mestrado em Educação, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.