Repensando a escola: a Neuroarquitetura como aliada no ensino e no desenvolvimento integral de sua comunidade acadêmica

Marco Túlio da Cunha Silva Moreira, Lêda das Graças Peron Lopes, Lúcia Patrícia Monnerat

Resumo


A Neuroarquitetura, que conecta Arquitetura e Neurociência, destaca o impacto dos espaços físicos no comportamento humano. Este artigo explora como seus princípios, aplicados a ambientes escolares, podem favorecer o sucesso acadêmico e o bem-estar de toda a comunidade acadêmica inserida nos espaços da escola. Com uma abordagem qualitativa, a pesquisa realizou uma revisão bibliográfica sobre intervenções arquitetônicas baseadas nos princípios da Neuroarquitetura, utilizando a técnica de análise de conteúdo para examinar os dados coletados. Os resultados indicam que espaços bem projetados melhoram a concentração, reduzem o estresse e promovem a interação social, favorecendo o aprendizado e a saúde mental. Conclui-se pela necessidade de integrar Pedagogia e Arquitetura, reforçando políticas públicas para infraestrutura escolar.

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