O projeto neoliberal na formação de professores: o Conselho Nacional de Educação (CNE) no contexto de construção da Resolução nº 4/2024
Resumo
Resumo: Este artigo tem como objetivo discutir a influência neoliberal e seus desdobramentos a partir da aprovação da Resolução nº 4 de 2024, que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior de Profissionais do Magistério da Educação Escolar Básica – cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados não licenciados e cursos de segunda licenciatura. O corpus documental consistiu na Resolução CNE/CP nº 04/ 2024, pareceres e resoluções do Conselho Nacional de Educação (CNE), além de artigos científicos, de modo a configurar uma pesquisa bibliográfica. Realizamos o contexto que possibilitou a produção dos documentos. Na metodologia da Análise de Redes Sociais (ARS) nossas principais fontes foram os currículos lattes, redes sociais e internet. O mapeamento realizado nos permite dar rosto, por meio dos nomes, à comissão bicameral, e observar as redes de relações institucionais e a desproporção da luta em termos numéricos entre a lógica neoliberal representada pela comissão e a educação pública universal. Mesmo sem aprofundar a análise dessa rede, é possível notar essa dinâmica a partir da visualização das cores azul e vermelha no gráfico. Ademais, percebe-se a força da educação pública construída historicamente no Brasil, que resistiu e conseguiu a revogação da Resolução nº 02/2019, ainda com limitações. Esse fato por si só é motivo para esperançar na perspectiva freireana, que afirma: “Num país como o Brasil, manter a esperança viva é em si um ato revolucionário.”
Palavras-chave: Neoliberalismo. Formação de Professores. Políticas Públicas.
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PDFReferências
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