Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista CALIBRE - Revista Brasiliense de Engenharia e Física Aplicada?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Instruções para envio de material para publicação

O manuscrito deve ser enviado por meio do sistema de submissão de manuscritos.

 

Diretrizes para a Preparação do Original

Orientações gerais

O original – incluindo tabelas, ilustrações e referências bibliográficas – deve estar formatado de acordo com um dos templates fornecidos; a CALIBRE oferece duas possibilidades, ligeira e propositalmente distintas em seus layouts, uma para Microsoft Word e outra para LaTex. A opção Word suporta algumas variações, a critério da Comissão Editorial, dependendo do conteúdo técnico do artigo. Em nenhuma hipótese estes templates podem ser alterados. Ao optar pela versão Latex, o autor deve baixar todos os arquivos contidos na pasta do Google Drive, de modo a obter uma referência completa para a montagem do seu artigo.

Devem ser transferidos pelo menos dois arquivos durante o processo de submissão:

1) Arquivo do manuscrito: deve ser carregado no passo 2 em Transferência do Manuscrito.

2) Página de rosto: deve ser carregado no passo 4 em Transferência de Documentos Suplementares.

Uma vez que a CALIBRE aceita artigos escritos em português, inglês, francês e espanhol, as seções recomendadas são as seguintes: título, abstract (em inglês), texto principal, agradecimentos e referências bibliográficas. Notas de rodapé são aceitas e até desejáveis caso haja necessidade de esclarecimentos adicionais ao texto principal. Tabelas e figuras podem ser inseridas livremente ao longo do manuscrito ou ao final (mas não como anexos), dependendo das dimensões exigidas pela legibilidade. As imagens embarcadas no Word podem ser geradas nos formatos "jpeg", "png" e "tiff", desde que a partir do tamanho básico de 150px x 200px (mínimo 72dpi). Para o LaTex, as imagens a serem compiladas junto com o texto devem ser enviadas obrigatoriamente no formato "eps" (encapsulated post script).

Quanto ao número máximo de laudas, foi estabelecido o seguinte:

1)- short communications: 5 (cinco) laudas;

2)- artigos: 16 (dezesseis) laudas. 

Como ressaltamos acima, o texto deve ser digitado em compliance com o template escolhido. Somente serão considerados para publicação os manuscritos que estejam nesta condição. Volumes suplementares serão gerados apenas sob condições especiais e para trabalhos que ultrapassem 30 (trinta) laudas, desde que julgados pertinentes pelo Editor Científico. Nestes casos, os autores poderão escolher um dos templates disponíveis, ficando a formatação final dos suplementos por conta da equipe de suporte editorial da revista. Recompilação de suplemento já publicado em uma nova versão de caráter histórico poderá ser aceita, desde que o conteúdo tenha sido acrescido em no mínimo 25% de material inédito.

 

Submissão rápida

É possível submeter diretamente ao Editor Científico, acessando o Google Classroom e introduzindo o código xmgxoyh. Essa opção só é válida para manuscritos já devidamente formatados em um dos templates oferecidos, e que tenham sido gramaticalmente bem revisados. 

 

Página de rosto

A página de rosto deve conter todas as seguintes informações:

a)    título do artigo;

b)    nome completo de cada um dos autores e filiação (instituição de vínculo);

c)    nome, especialidades e endereço eletrônico do autor para correspondência;

d)    fonte financiadora ou fornecedora de equipamento e materiais, quando for o caso;

e)    declaração de conflito de interesse (escrever "nada a declarar" ou a revelação clara de quaisquer interesses econômicos ou de outra natureza que poderiam causar constrangimento se conhecidos depois da publicação do artigo); em particular, autores de artigos sobre temas da engenharia biomédica devem, obrigatoriamente, incluir uma seção final atestando conformidade com padões éticos. Segue abaixo exemplo de texto a ser incluído nesta seção, contendo também a cessão de direitos autorais.

 ================================================== 

The author states that this article is entirely original and is not submitted to any other journal. This is an article derived from a research conducted over many years, with no conflicts of interest with institutions, colleagues or employees. No copyright was injured, and the presented schemes and plots were produced by the author. Self-plagiarism does not apply to the article, since the author only compiled and adapted some unpublished passages of his writings on the subject presented; references to other author's works express only the continuity of current research and not self-plagiarism. No experiment was conducted involving humans or animals, as well as any questionnaire was applied; the research was led literally on relevant public references. No patient admitted in Brazilian hospitals was interviewed or called to give evidence related to the risk of hazardous materials. The author strongly condemns any kind of predation on other papers, being always alert to any possibility of textual misunderstandings that might give rise to copyright doubts. At the moment there is no financial support to this work; the author has sustained the research with its own resources. The author takes responsibility to assign all copyrights of this article, if accepted, to the CALIBRERevista Brasiliense de Engenharia e Física Aplicada.

f)     transferência de direitos autorais (escrever que "todos os autores concordam com o fornecimento de todos os direitos autorais à CALIBRE - Revista Brasiliense de Engenharia e Física Aplicada").

 

Abstract

O abstract deve ter no máximo 250 palavras para artigos e no máximo 150 para short communications.


Referências bibliográficas

As referências bibliográficas devem ser numeradas e identificadas pelos algarismos arábicos respectivos entre colchetes ou parênteses. Os autores poderão optar entre as normas de elaboração bibliográfica APA ou Vancouver. Para listar as referências ao final do artigo, não utilize o recurso de notas de fim ou notas de rodapé do Word ou do Latex.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou Latex.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto segue um dos templates indicados; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  7. O idioma do artigo foi empregado com propriedade científica e clareza.
  8. As ilustrações estão apresentadas em alta definição, e, quando oriundas de outras publicações, devidamente acompanhadas de informações sobre permissão de uso pelos autores ou editores.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.