COMPLICAÇÕES À SAÚDE DA MULHER FRENTE AO PUERPÉRIO (ENFERMAGEM)

Claudinei Gonzaga de Souza Araújo, Ingrid Souza Roriz, Alaine Lima de Arruda

Resumo


O puerpério é um período marcado por mudanças físicas e psíquicas no organismo da mulher, o que levanta a importância de um cuidado continuado após o nascimento do bebê, e a importância que a enfermagem exerce durante este momento.Nesse período ocorrem diversas alterações no organismo da mulher que merecem uma atenção especial por parte da equipe de saúde. Objetivo: Descrever a importância da assistência da equipe de enfermagem à mulher durante o puerpério. Materiais e Métodos. Trata-se de Revisão Integrativa, foi utilizada a estratégia PICO (acrônimo para population, intervention, comparison e outcome) para a formulação da questão norteadora. Esse estudo foi elaborado com artigos científicos publicados a partir do ano 2004, tendo como fontes principais artigos e teses em português tais como: Scielo, PubMed/MedLine e BDENF. Resultados e discussão: A busca dos artigos foi composta por 17 estudos, sendo que, a maioria destes mostraram que a enfermagem desempenha um papel importante na promoção da saúde física e emocional da mulher durante o período do puerpério. Conclusão: Por fim, foram abordadas as complicações do período puerperal, destacando-se a importância da identificação precoce e do tratamento adequado dessas complicações pelos profissionais de saúde, evidenciando a importância do papel dos enfermeiros no cuidado às puérperas, bem como os desafios enfrentados por essas mulheres e as políticas e programas necessários para garantir um puerpério seguro e saudável.

Texto completo:

PDF

Referências


Almeida IS, et al., Amamentação para mães primíparas: perspectivas e intencionalidades do enfermeiro ao orientar. Cogitare Enfermagem, 15(1): 19-25, 2010.

Borges, F.E.S et al., Mortalidade materna: fatores associados e medidas preventivas. II Congresso de Inovação e Saúde da Sociedade Cearense de Pesquisa e Inovação em Saúde (SOCEPIS), 2021.

Corrêa MSM, Feliciano KVO, Pedrosa EN, Souza AI. Acolhimento no Cuidado à Saúde da Mulher no Puerpério. Caderno de Saúde Pública, v. 27, n.4. p. 713-723, 2017; 33(3).

Cheffer, M. H. Nenevê, D. A. Oliveira, B. P. Assistência de enfermagem frente às mudanças biopsicossociais da mulher no puerpério: Uma revisão da literatura. Revista Varia Scientia – Ciências da Saúde. V. 6. N 2. P. 157–164, 2020.

Garcia E. S. G.F, Leite E. P. R. C, Nogueira D. A. A assistência de enfermagem às puérperas em unidades de atenção primária. Revista de Enfermagem da UFPE online, v.7, n.12, p. 7217-7225. 2013.

Gomes, G. F., e Dos Santos, A. P. V. Assistência de enfermagem no puerpério. Revista Enfermagem Contemporânea, 6(2), 211-220, 2017.

Leônidas, F.M.; Camboim, F.E.F. Cuidado de enfermagem à mulher com depressão pós parto na atenção básica. Temas Saúde, v.16, n.3, 2016.

Mercado, N. C., et al., Cuidados e orientações de enfermagem às puérperas no alojamento conjunto. Revista de enfermagem da UFPE online, 3508-3515, 2017.

Olivindo, D.D.F., et al. Assistência de enfermagem à mulher em período puerperal: uma revisão integrativa. Revista Research, Society and Development, v. 10, n. 14, 2021.

Patine E Furlan. Diagnósticos de enfermagem no atendimento a puérperas e recém nascidos internados em alojamento conjunto. Arquivos de Ciência e Saúde, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.